Produtor musical, cantor, rapper, compositor, designer de moda e agora também de produto, Pharrell Williams é a reinvenção do popstar. Aos 37 anos, o visionário e ambioso empresário musical aumenta cada vez mais sua galaxia fechando contratos de co-branding com empresas de diferentes segmentos.

Nativo de Virginia Beach (Estados Unidos), Pharrell é filho primogênito de um caseiro e uma professora. Seu primeiro ídolo e inspiração foi Rakim (famoso rapper das décadas de 80 e 90). Na sua adolescência, frequentou  cursos de improvisação de música e bateria, foi durante esses anos de curso conheceu Chad Hugo, seu atual parceiro na produtora de hip hop, R&B e música pop: The Neptunes.

Artistas como Gwen Stefani, Britney Spears, Usher, Justin Timberlake, Snoop Dogg e mais recentemente Madonna e Shakira já recoreram ao talento da dupla para produzir seus singles. Tantos trabalho já rendeu a eles três Grammy Awards entre dez indicações.

Além de seu trabalho como produtor musical, Pharrell começou a ficar conhecido no show business contribuindo com sua voz e fazendo aparição em alguns dos vídeos promocionais dos artistas com os quais ele estava colaborando (minha primeira lembrança dele é neste clip – vocês lembram? Em 2001, “I´m from N.E.R.D, aren´t you Britney?”). Logo quando se lançou como vocalista da N.E.R.D., sigla que significa: No one Ever Really Dies (Ninguém Nunca Realmente Morre). Além de Williams e Hugo, faz parte do grupo o rapper e amigo de longa data da dupla, Shay.

Eleito o homem mais bem vestido do mundo em 2005, pela Esquire Magazine, toda essa exposição forneceu a Pharrell Williams cacife para se ramificar em outras áreas de atuação além do mercado musical.

Co-criador das marcas Billionaire Boys Club e Ice Cream Clothing ao lado de Nigo, DJ e fundador da marca Bapting Ape (ou BAPE) em Tókio, 1993, que se inspira no clássico filme de 60, Planeta dos Macacos.

Ambas as marcas de Pharrell na parceria com Nigo possuem influências do skate no corte das roupas e no estilo dos produtos, além de priorizar a exclusividade e não quantidade, a matéria prima e o acabamento. A Billionaire Boys Club (BBC), tem inspiração visual nos EUA da década de 50, utilizando elementos representativos da época como astronautas, foguetes e pin-ups. Já a influencia das ruas japonesas na marca é vista nas combinaçoes de cores vivas e constrastantes. A Ice Cream (gíria do hip-hop para “jewels” and “cash” ou jóias e dinheiro) é produzida pela Reebok, porém utiliza-se da mesma equipe de criação da BBC que muda o direcionamento visual e aproveita muito bem todo o universo de elementos que o nome da marca proporciona, como sorvetes, casquinhas, waffles, dinheiro, diamantes, etc.

Hoje as grifes BBC e Ice Cream possuem lojas no Japão, Canadá, Inglaterra, França, Alemanha, Itália e EUA. Além de lojas multimarcas licenciadas em outros países. Os produtos vão de $45 (dólares) em uma camiseta e $880 em uma jaqueta com cristais.

Figurinha carimbada dos desfiles de Paris, Pharrell aumenta seus investimentos no fashion business e fecha parcerias de co-brading com nomes como Louis Vuitton, Thom Browne e Visvim e Sacaï. Além de participações em projetos de outros segmentos como o design de produto, com a Harley Davidson e o escritório de design Domeau & Pérès, lançando a cadeira “Perspective” (onde os pés representam o amor entre um casal, entenderam o conceito?) e também a Tank Chair, cadeira com edição limitada a apenas 16 unidades e preço não divulgado.

O mais atual lançamento do multi-empresário é para a grife francesa Moncler, fundada em 1952 mas com nova administração a partir de 2003, é a marca hit do inverno internacional. O tradicional colete da grife foi redesenhado por Pharrell, que o fez com um tecido de plástico reciclado (PET). Além de participar do processo criativo, ele se tornou sócio da empresa textil que produz este fio de PET reciclado, que é mistuado a algodão e outros fios, resultando em um tecido altamente resistente e ecológico.

O que voces acham?

Até o próximo post,
Beijos!

Ana Carol (@DealerClothing)






Escrito por Moda para Homens
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