Nossa, como esta atriz da novela está velha! Ela não tem mais idade para interpretar a mocinha, ela teria que fazer uma personagem de mãe, tia ou até de avó“. As vezes a gente se pega falando esta frase, mas horas depois estamos folheando uma revista e criticando a apresentadora de TV que está a cara do Coringa, de tanto inflar as bochechas, lábios e testa.

Mas quem estabelece o padrão de beleza, a mídia ou o público? Acredito que ambos. A Lady Gaga apareceu recentemente “mais cheinha” em um show e muitas pessoas ficaram indignadas com a sua forma física mais curvilínea. Semanas depois ela vomitou no palco durante uma apresentação e todos questionaram o motivo. Seria a pressão colocada sobre a cantora pop? Todo artista é obrigado a lidar com isso? Você compraria uma revista com uma modelo plus size na capa? Quantas vezes por semana você pensa em fazer dieta?

O livro O Retrato de Dorian Gray, escrito em 1890 por Oscar Wilde, conta a história de um jovem muito belo que, ao ver o seu retrato pintado em um quadro, diz:

“Com o passar dos anos eu ficarei velho, feio e horrível. Mas este retrato se conservará eternamente jovem. Nele, eu nunca serei idoso! Eu gostaria que fosse o contrário! Se eu pudesse ser jovem para sempre, se o quadro envelhecesse no meu lugar… Eu daria tudo por esse milagre, tudo! Sim, não há no mundo o que eu não estivesse disposto a dar em troca da eterna juventude. Daria até a alma!”

E foi isso o que aconteceu a partir daquele instante. Para quem já leu o livro, sabe que os nossos desejos podem ter consequências inesperadas. A boa notícia, é que atualmente não precisamos vender a nossa alma para tentar retardar os efeitos da ação do tempo.

Eu conversei com o Dr. Denner de Castro, dermatologista estético da Clínica D´Castro, e ele me disse que “A substância botulínica (conhecida como botox e que paralisa temporariamente os músculos faciais) chegou ao Brasil em 1992 e hoje em dia ela oferece efeitos mais suaves e eficazes. Aliada ao preenchimento de rugas, ela tem um efeito similar ao de um lifting, mas sempre precisar do ato cirúrgico, que ficaria mais caro e exigiria mais tempo de recuperação.” A aplicação da substância botulínica varia entre 600 até 1500 reais, fazendo com que o ditado De graça, até injeção na testa perca um pouco do sentido.

O Dr. Denner ainda me disse que a cada 10 pacientes, três são homens. “No começo eles vão acompanhados das esposas, mas depois se rendem aos benefícios dos tratamentos estéticos. Também há uma grande procura para depilação a laser na região da barba, incluindo o pescoço. Após algumas sessões, o paciente já percebe o alívio por não ter mais pelos encravados ou foliculite, um tipo de infecção dos poros causado após o barbear. Além disso, o público masculino costuma depilar as orelhas e narizes quando apresentam excesso de pelos.

Cuidar da saúde e da aparência é fundamental para o nosso bem estar, mas quando vira uma obsessão pode fazer até com que percamos a saúde. O ideal, como tudo nesta vida, é o equilíbrio.

E você, já fez ou faria algum tratamento estético ou cirurgia plástica? Já comprou alguma revista que anuncia dietas milagrosas que lhe fazem perder muitos quilos em poucas semanas? Compartilhe a sua opinião aqui nos comentários.






Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.