Blazer homem

O blazer é usado em looks mais casuais, sendo seu tecido e padronagem diferentes das calças a serem usadas com ele. Já o paletó possui padronagem e tecido iguais da calças, sendo uma peça mais formal e parte integrante de costumes (paletó e calça) e ternos (paletó, calça e colete).

Seguem algumas dicas dessa peça coringa que precisa estar presente no seu guarda-roupa.

Dicas de como escolher o blazer certo para você:

1 – Lapela: escolha de acordo com o seu tipo de corpo, independente da moda – peitos largos pedem lapelas largas ou médias e peitos magros lapelas finas.

2 – Manga: deve ultrapassar o ossinho do pulso, mas deixando o punho da camisa à mostra. A manga do blazer é mais curta do que a do paletó, lembre-se disso.

3 – Ombros: leve em consideração o seu encaixe no corpo, já que não pode ser ajustado.

4 – Comprimento: um pouco abaixo do bumbum é o ideal. No provador, os dedos (com as mãos fechadas) devem encostar levemente na barra. A barra do blazer é mais curto do que o paletó, principalmente em modelos mais esportivos.

5 – Silhueta: prefira modelos acinturados. O corte atrás deve ser levado em consideração. Quando o modelo tiver corte único central, ele não pode ficar aberto demais e se isso acontecer, mude de modelo, pois não é o apropriado para você.

6 – Abotoamento: o modelo de três botões alonga a silhueta e o de dois botões é mais casual, sendo mais apropriado para blazeres, e o modelo de um botão é ideal para os de lã, usados mais no inverno. Não se esqueça que o último botão deve ficar sempre desabotoado. O estilo jaquetão é uma aposta.

blazer casual 2 botões

jaquetão

Para saber se o blazer é de qualidade, observe se não há dobras nas costas, se a costura central não forma um “S” e se o caimento atrás está uniforme, sem nenhum vinco ou dobra.

Na hora de escolher, prefira os de tecidos de fibras naturais.

E agora, quer algumas dicas de como usá-los? Então vamos lá!

1. Pode ser usado tanto com camisa e gravata quanto jeans e camiseta. Se escolher a primeira opção, prefira sapatos do tipo abotinados, nas cores preto e marrom. Já a segunda opção, fica melhor com botinas de camurça e coturnos no inverno e mocassim e tênis casuais no verão;

2. O blazer pode ser mais esportivo como os jeans e moletons. Não usar esses modelos no trabalho, somente seu ambiente permitir e você for jovem;

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

3. Se for escolher para ter apenas um blazer no seu guarda-roupa, prefira o clássico azul-marinho, porque é mais fácil de combinar com outras peças que você já tem;

4. Blazer e calça em tons próximos (blazer azul marinho e jeans de lavagem escura) alongam a silhueta, sendo bons para homens baixos, já conjuntos em tons contrastantes (como blazer azul-marinho e calça cáqui) “fatiam” a silhueta, sendo bons para homens altos e uma alternativa para os médios;

É possível que seu navegador não suporte a exibição desta imagem.

5. Evite blazeres com botão dourado ou brasões bordados;

6. Quando o frio chegar, blazeres em lã xadrez ou veludo, com pulôver ou colete de lã, são excelentes alternativas;

7. Prefira lavar o blazer a seco, deixe tomando ar durante a noite depois de um dia de uso, e guarde-o com a capa que veio como proteção quando comprou. São ótimas dicas para a conservação dos seus blazeres.

Fonte: UOL Estilo

Texto de Ísis Miyaoka.

Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.