Da mesma forma que existem as semanas de moda em todo o mundo para nos adiantar quais as peças de vestuário todo mundo vai querer usar na estação seguinte, há também as feiras de sapatos, que trás as tendências do footwear para homens e mulheres. As feiras acontecem bem antes das semanas de moda e são frequentados por estilistas e compradores, que inserem as tendências de calçados em suas coleções.

E é assim que chegamos nas tendências de calçados do próximo verão. Essas feiras já aconteceram ao redor do mundo há muito tempo, mas só agora estão chegando nas lojas com o preview das coleções de verão. Duas tendências de sapatos que já virou queridinhos lá fora e têm tudo para desembarcar no verão brasileiro com força são as seguintes:

Trançado de Juta:


Trata-se, na verdade, do solado envolto a um trançado de juta (uma fibra têxtil vegetal oriunda de uma planta) geralmente em sapatos de camurça. Como a juta tem origem vegetal, ela trás um toque de rusticidade em modelos como brogue (uma opção mais social), desert boot mais leve e, principalmente o mocassim e as alpargatas, o campeão do verão. Existem lojas gringas como a Asos que tem muitos modelos de espadrilhes em liquidação. #Corre: eles entregam no Brasil! E por aqui, a Renner já mostrou no preview de verão que também trouxe alpargatas!

Emborrachado branco e os solados altos

Também está em vários modelos de sapatos, principalmente os mais sociais: pois os deixam com um visual mais jovem e despojado. Essa tendência vem, principalmente destacando o tamanho do solado, dessa vez mais grossos, com referência clara no Creeper (lembram?). São versões bem mais básicas que os creepers, mas adaptados ao verão e destinadas a outro público, mas com a mesma proposta: os solados altos. Dei uma conferida e achei vários modelos na Zara nas cores azul, vermelho e verde (aproveita a liquidação aí!). Vi que a coleção de verão da Renner também trás os solados brancos no dockside, mas esses são aqueles bem mais comuns, que bombaram no verão passado.






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.