caspa

Atualmente, cerca de 2 bilhões de pessoas no mundo sofrem com a caspa. Mas, muita gente ainda não sabe ao certo que esse é um problema causado por falta de higiene, maus hábitos ou problemas de saúde. E como o tema ainda é cercado de mitos tanto na causa, quanto no tratamento, o Dr. Alan Ost, dermatologista convidado por CLEAR, trouxe algumas respostas que vão te ajudar a esclarecer tudo sobre este assunto.

QUAIS SÃO AS PRINCIPAIS CAUSAS DA CASPA?

A causa ainda não é bem conhecida. Sabe-se que há um excesso na produção sebácea no couro cabeludo e a ação de um fungo comensal do gênero Malassezia. Além do fator emocional influencia o quadro clínico.

USAR MUITO BONÉ PODE DAR CASPA?

Sim se usado de forma excessiva. O boné acaba abafando o couro cabeludo e não absorvendo o suor e a oleosidade, formando um ambiente quente e úmido que pode aumentar a produção sebácea e a proliferação do fungo Malassezia furfur.

A CASPA É TRANSMISSÍVEL?

Não. A caspa não é contagiosa.

QUAIS SÃO OS CUIDADOS DIÁRIOS PARA EVITAR O PROBLEMA?

Lavar os cabelos diariamente. Usar shampoos anticaspa e que controlem a produção sebácea no couro cabeludo pelo menos 3 vezes por semana.

A CASPA TEM CURA?

Tem sim. A caspa é uma descamação do couro cabeludo e logicamente tem cura.

QUANDO É PRECISO PROCURAR UM MÉDICO?

Quando ocorrer descamação intensa, ardência, sensibilidade, dor ou desconforto no couro cabeludo é importante procurar um dermatologista, até porque a maioria dos pacientes se sentem muito incomodados e até com vergonha da caspa.

QUAL O TRATAMENTO IDEAL?

O tratamento ideal varia muito conforme o paciente e a severidade do grau de descamação do couro cabeludo. É um tratamento individualizado e requer avaliação de um dermatologista.

NO INVERNO AUMENTA A PROBABILIDADE DE TERMOS CASPA? COMO PODEMOS PREVENIR?

Sim, ocorre um aumento da caspa no inverno, principalmente devido ao excesso de banho com água muito quente. Para prevenir deve-se tomar banhos com água morna e usar shampoos adequados.

OS SHAMPOO ANTICASPA PODEM SER USADOS DIARIAMENTE? ELES NÃO RESSECAM OS CABELOS?

Podem sim. Eu particularmente recomendo intercalar com shampoo comum, mas tem pacientes que gostam de usar shampoos anticaspa diariamente. Alguns ressecam sim o couro cabeludo, mas depende muito da marca e a maioria dos shampoos anticaspa atuais já contem princípios ativos que não deixam ressecar os fios.

A CASPA PODE OCASIONAR QUEDA DE CABELO?

Pode, mas não é comum. A causa da dermatite seborreica não é ainda bem conhecida mas acredita-se que o fungo Malassezia encontra-se envolvido. Em casos severos pode ocorrer queda de cabelo difusa ou áreas de alopecia.

LAVAR A CABEÇA VÁRIAS VEZES AO DIA AJUDA A ELIMINAR A CASPA?

Jamais! Deve-se sim lavar os cabelos diariamente, mas sem exageros. Lavar a cabeça muitas vezes ao dia só estimulará ainda mais a produção sebácea no couro cabeludo o que piorará a caspa.

CASPA E SEBORRÉIA SÃO A MESMA COISA?

Não, mas digamos que ambas estão interligadas. A caspa é a descamação do couro cabeludo e a seborreia é o excesso de oleosidade no couro cabeludo.

É IMPORTANTE O USO DO CONDICIONADOR ANTICASPA, OU SÓ O SHAMPOO JÁ É SUFICIENTE?

Sim, é importante. O shampoo e o condicionador se complementam. O shampoo xampu funciona como um detergente, que retirando as impurezas dos fios e couro cabeludo e deposita o agente de combate a caspa , enquanto o condicionador fecha as escamas e dá maciez e ajuda a potencializar a ação do shampoo no combate a caspa.

COMO EVITAR A CASPA?

Não tomar banhos com água muito quente, evitar o uso prolongado de bonés e chapéus, evitar alimentos gordurosos, não dormir com os cabelos úmidos ou molhados, evitar estresse e ansiedade. Porem em alguns casos a caspa tem origem genética e somente o uso de produtos anticaspa ajudam a evitar seu aparecimento.

Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.