Recebemos alguns pedidos de leitores que estão voltando à vida escolar e querem uma ajuda sobre o que vestir. É engraçado ver como o MPH abrange um público tão grande e tão diverso. Na minha época de escola eu não tinha a opção de pedir ajuda em blogs, mas confesso que a minha roupa para a primeira semana de aula era algo que importava. E por que não, já que são nos primeiros dias que conhecemos aqueles que vão ficar ao nosso lado durante todo o ano e, além disso é pela roupa que a primeira comunicação é feita com essas pessoas. Abrangendo um pouco mais, as dicas desse post vão servir também pra quem vai entrar na primeira semana de faculdade.

A CALÇA JEANS

Escolher uma boa calça jeans é essencial, visto que você irá usa-la pelo menos durante todo o ano. Muitas escolas não permitem shorts ou bermudas, então uma calça que seja confortável e estilosa é algo que deve ser pensado na hora de fazer as compras. Livre-se das lavagens claras como o delavê porque sujam à toa, e praticidade é algo que também deve ser levado em conta nessas horas. Quanto ao modelo da calça, vai depender muito do qual você se sente mais confortável e combine com seu estilo, mas eu sempre evitei as retas por não ficarem muito boas com blusas de uniforme e skinny por não serem muito confortáveis. A modelagem Slim Fit (aquelas ajustadas ao corpo, mas sem exageros) é sempre uma boa escolha: estilo e conforto numa mesma peça.

BOLSA OU MOCHILA?

Apesar de ser um grande amante de bolsas masculinas, você vai precisar levar livros, apostilas e caderno, e as mochilas foram criadas para isso. Hoje já não existe aquela desculpa de que são feias, têm várias opções no mercado, mas sempre preferi as neutras e escuras porque nunca fui bom de pensar muito e combinações pela manhã. Mas sim, você pode optar por uma estampada que não há o menor problema.

O QUE CALÇAR?

A não ser que você faça um estágio que precise usar sapato social e vá para a faculdade depois, use tênis. Aqui no Rio de Janeiro é muito comum ver universitários de chinelo. As escolas não permitem, as faculdades sim, mas se você não estuda do outro lado da rua, precisa pegar ônibus ou andar até o campus, chinelos podem ser uma má ideia. Nas faculdades, por serem mais liberais, te deixa mais livre para optar por um dockside, slipper, etc. Então, sinta-se livre, mas não esqueça que estar confortável é uma das primeiras coisas que se deve pensar.

AMBIENTE ACADÊMICO NÃO É BALADA

Sempre acho que, para looks que você usa todos os dias, o conforto vem em primeiro lugar. Ser básico e optar por peças neutras nessas horas é a melhor opção. Nesse caso são os detalhes que fazem a diferença: uma barra da calça dobrada com a meia colorida aparecendo, pulseiras, colares e anéis são sempre bem-vindos. Para os que usam óculos só nas aulas, ele pode ser um bom aliado no estilo.

As dicas, na verdade, são genéricas, porque o mais importante é ser você e seguir o seu estilo. Mas lembre-se que há algumas regras que devem ser cumpridas, como por exemplo, chapéus em ambientes fechado… Jamais! Já me dizia um professor que a escola e a faculdade são um ensaio para a vida, então lembre-se: os professores te observam a todo instante e eles podem ser bons aliados na hora de você conseguir um estágio ou emprego, isso é muito comum. Logo, estar adequadamente vestido de acordo com o ambiente é imprescindível! Se você cursa Direito e vai às aulas de chinelo, pode não ser visto com bons olhos, por exemplo.

Apesar disso, nunca deixe de passar sua individualidade através das roupas, pois como já dito, elas comunicam com os outros antes mesmos de nós. Então siga as nossas dicas e boas aulas!






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.