Quando falamos de estética, todos os assuntos relacionados interessam as pessoas na atualidade e com os cabelos não é diferente. Quem não quer ter aquele cabelo forte, volumoso, brilhoso, com um corte exato, resumindo, SAUDÁVEL?

E isso não se resume somente as mulheres, hoje os homens entenderam que a aparência é o grande cartão postal para ter sucesso na vida.

Mas ilude-se quem acha que dá para fugir a hidratação, os bons cosméticos e o corte das pontas de dois em dois meses. Portanto, para corrigir problemas como pontas duplas, cabelos quebradiços, caspa e etc, é interessante utilizar essas armas, mas a alimentação também é muito importante e sim, pode auxiliar e muito na beleza dos fios.

O nosso cabelo é estrutura proteica então podemos dizer que são feitos de aminoácidos, vitaminas e minerais e a pouca oferta desses com toda certeza irá influenciar no resultado dos cabelos. Então uma boa forma de nutrir esses fios e claro o nosso organismo é via oral através da dieta balanceada, o contrário disso podem deixar os fios fracos, opacos, quebradiço, com quedas, sem volume e não crescem. Então vão algumas dicas para a dieta do cabelo:

Alguns cuidados precisam ser tomados principalmente para quem tem cabelos oleosos, deve-se evitar frituras, molhos, manteiga em excesso e outras.

Para qualquer ponto nutricional isso é importante mas quem apresenta cabelos secos deve abusar da hidratação via oral, ou seja, tomar ao menos dois litros de água por dia.

As proteínas (encontradas nos vegetais, carnes, peixes e derivados do leite), como as vitaminas e os sais minerais, devem estar em grande quantidade no nosso corpo para que sejam aproveitados pelos cabelos, evitando deficiências como a desnutrição grave. Defasagem da proteína pode ocasionar até a perda de cor dos fios.

O ferro, que é encontrado nas carnes vermelhas, feijão e alguns vegetais verdes (os mais escuros como o brócolis e a couve), o zinco, concentrado nos frutos do mar, como ostras e mariscos, e o cobre, encontrado também nos frutos do mar e no chocolate amargo são os sais minerais que mais ajudam na conquista e na manutenção de fios saudáveis.

Não podemos esquecer das vitaminas do complexo B encontradas nos alimentos como o leite e seus derivados e a maioria dos vegetais, eles ajudam na saúde dos fios.

O nosso cabelo necessita de alimentos ricos em proteínas, vitaminas e sais minerais, especialmente os que contenham altos teores de ferro, zinco, cobre, vitamina B12 e ácido fólico. Então alimentos como carnes magras, peixes, vegetais verdes, grãos, banana, nozes, legumes e frutas secas, ameixa, melancia, cereais integrais e laticínios devem ser sempre presente nas refeições.






Escrito por Ricardo Freire