Normalmente quem compra vinho ou coloca em uma adega climatizada, ou põe na geladeira se vai beber logo. Só que cada vinho tem uma uva diferente, com acidez e gostos diferentes. E a temperatura de cada vinho também deve ser diferente na hora da degustação.

Vi um infográfico da Concha y Toro que mostra bem a temperatura que os vinhos devem ser servidos de acordo com os tipos de uvas:

Todos estão com os nomes das uvas, só no final tem Sparkling, que quer dizer “espumante”, e Late Harvest, que são os de “colheita tardia”.

Meus preferidos são os das temperaturas mais altas: Carbernet Sauvignon, Merlot e Malbec. Eu mesma não sabia que eles deveriam ser degustados quase em temperatura ambiente.

Outra coisa que encontrei no infográfico foi a explicação de como servir os vinhos. Como estava em inglês no infográfico completo eu preferi traduzir para vocês!

Vinhos Vermelhos:

Você pode colocá-los por 1 hora na geladeira. Isso vai esfriar o vinho, mas quando você tirá-lo da geladeira ele vai ceder a temperatura ambiete, ficando na faixa de 16°C a 18°C.

Os vinhos tintos são geralmente servidos muito quentes, o que prejudica a sua expressão aromática e deixa o vinho um pouco alcoólico.

Vinhos Brancos:

Se aparecer fumacinha quando colocar o vinho no copo, quer dizer que o vinho está muito frio! Mas deve ser levado em consideração se o ambiente estiver muito úmido ou o copo quente.

Copos:

Eles nunca devem estar muito cheios, isso evita que os vinhos aumentem a temperatura e expressem qualidade.

Os copos de vinho branco sempre devem ser menores do que os de vinho vermelho.

Para vinhos vermelhos você deve encher o copo com 2/3, já para os brancos apenas 1/3 do copo.






Escrito por Andressa Roeder