SP.ECOERA é um evento pioneiro que une marca, projetos, empresas e consumidor final em torno das questões sociais e ambientais no mercado de moda e beleza, criado por Chiara Gadaleta Kjamic, uma das nossas musas do editorial C’est la Vida que é a idealizadora e pioneira da moda sustentável no Brasil. Ela começou sua trajetória na moda como modelo, desfilou em Paris, Milão e Nova Iorque. Depois dessa valiosa experiência, estudou no famoso Studio Berçot em Paris onde se formou em estilismo e anos depois atuou como professora.

_MG_4427

De volta ao Brasil, se especializou em styling e imagem de moda. Assinou editoriais nas principais revistas do mercado e ganhou destaque como consultora de estilo para marcas de peso. É consultora de moda sustentável , apresentadora de TV e dedica- se ao movimento “ Ser Sustentável com Estilo”.

Em sua quarta edição que acontecerá nos dias 23 (sexta) e 24 (sábado) de maio no Museu A CASA, o foco é o real papel da moda no nosso dia a dia no Brasil e como podemos usar a moda a nosso favor. Como de costume o evento abre espaço para desfiles de marcas que relacionam de forma legítima com a sustentabilidade na moda.

whomadeyourclothes

Além dos desfiles, o SP. ECOERA promove discussões através de apresentações e mesas redondas com temas como Moda para Todos x Esteriótipos Antigos; Valorização do Feito a Mão x Trabalho Escravo; Meio Ambiente x Descarte Têxtil, Feito No Brasil x Made in China; Reaproveitamento e Vintage x Consumo sem Estilo.

specoera

Nessa edição o evento conta também com a parceria internacional do movimento inglês Fashion Revolution. Além disso o SP.Ecoera4 lança uma campanha com personalidades da moda chamada:

“Qual é a Moda que te representa?“

Qualéamodaqueterepresenta

E eu participei respondendo:

“A minha moda tem a preocupação no processo fabril, criativo, sustentável e que englobe o consumo consciente como um todo.”

Vocês podem participar com as hashtags: #Rumoaospecoera4 #escolhacerta #manifestomodabrasil

A campanha visa o questionamento sobre nossa relação real com a moda. Os embaixadores Jana Rosa, Beto Pacheco, Maria Alice Solemeni, Lara Gerin, Marina Sanvicente, Fê de Goye e mais de 50 pessoas foram fotografadas vestindo a camiseta (customizada e criada por Chiara) e espalharam seus protestos, seus manifestos sobre o que mudariam na moda, é o movimento Manifesto Moda Brasil.

“O importante é que cada pessoa saiba que a moda precisa estar alinhada não só com nossos ideais, mas também com o meio ambiente. Além disso, a moda é para todos. Chega de padrões e estereótipos”, afirma Chiara.

PROGRAMAÇÃO

Dia 1: Sexta-Feira, 23 de Maio

10hs: Abertura da Exposição com cenografia de Luiz Parisi.
11hs: Desfiles Coletivos: Pandora (Madeira certificada), Gustavo Silvestre (crochê alta costura), Puket Meias do Bem com curadoria de Karlla Giroto (reciclagem de sucata têxtil), My Basic (fios com certificado ecológico) e Será O Benedito (masculino com reaproveitamento de lonas de caminhão descartadas). Projeto Bantu Mulher (upcycling de uniformes da aeronáutica), Señorita Galante (trabalhos manuais), Associação Santo Agostinho (brechó e vintage), Flavia Aranha (tingimento natural), Vuelo (acessórios upcycling de câmaras de pneu descartadas) e Novelaria (trabalhos manuais).
12h30: Degustação de aperitivos a base de castanha de Baru por Ybá e lançamento do Zine Eco Era – primeira publicação impressa do segmento com colaboração de profissionais como Paulina Chamorro, Denise Chaer, Jackson Araujo dentre outros. Projeto com assinatura gráfica da Agência CARME.
15hs: Demonstração de maquiagem da Bioart, marca que assina a beleza dos desfiles. Maquiagens orgânicas e fabricadas no Brasil.
16hs: Brechó Eco Era – uma tarde deliciosa de venda e compra de peças vintage.
18hs: Coquetel e encerramento.

Dia 2: Sábado, 24 de Maio

10hs: Abertura da Exposição com cenografia de Luiz Parisi.
11hs: Mesa Redonda e Lançamento do Projeto Fashion Revolution Brasil
12hs: Degustação de aperitivos a base de castanha de Baru por Ybá e exibição do Vídeo “Manifesto da Consciência” dirigido por Cristina Streciwik vencedora do Future Talent do Music Video Festival + Zola
15hs: Mesa Redonda “Uma nova forma de consumir” com profissionais da área de varejo de moda – a confirmar.
16hs: Apresentação do Projeto “Vestindo a Mata”, da geógrafa Simone Lazaretti, que une preservação ambiental e moda.
17hs: Lançamento do Projeto Vert com exibição de vídeo resultado da parceria com o artista Derlon após sua residência artística na região do Sertão Central, no Ceará.
18hs: Coquetel de encerramento.

SERVIÇO

SP.ECOERA 4
Dias 23 e 24 de Maio de 2014
Das 10hs às 18hs

Inscrições no site: www.ecoera.com.br

Museu A CASA
Av. Pedroso de Moraes, 1234 – Pinheiros

SPECOERA






Escrito por Fabio Allves
Paulistano nascido e criado, publicitário na formação, blogueiro de lifestyle e RP de vida. 30 anos de viagens, paixões, inspirações, realizações e conquistas. Podem me achar no facebook, twitter, instagram e snapchat por @fabioallves.