A 5ª edição do Circuito de Moda e Arte teve início no dia 16 de janeiro e se estende até 10 de março em diversos centros culturais da cidade de São Paulo. Com o apoio da Aliança Francesa São Paulo, o evento é idealizado por Danilo Blanco e Fernando Zelman da Galeria Central, e conta com apoio institucional da SPFW. Durante a semana de moda o Circuito de Moda e Arte promove debates, exposições, filmes e palestras que abordam a moda, através da cultura, arquitetura e futebol.

A Pinacoteca do Estado contempla as relações da moda e da fotografia com a palestra do galerista e fotógrafo Renato de Cara, no bate-papo “Fotografia de Moda – dos editoriais ao colecionismo”, O curador de fotografia da Pinacoteca, Diógenes Moura, que fala sobre “A fotografia e a moda” e há também a palestra “A Moda tem a capacidade de apertar todos os botões da vida contemporânea” ministrada por Denise Pollini.

Confira abaixo a programação da Pinacoteca do Estado.

• 21 de janeiro, sábado às 14h

Bate-papo: “Fotografia de Moda – dos editoriais ao colecionismo”

A fotografia de moda ao ultrapassar a fronteira dos editoriais, vem ganhando status de arte, tornando-se objeto de desejo, sobretudo, entre os colecionadores particulares e as instituições públicas. Este é tema desta palestra que visa conectar o grande público, com os princípios e conceitos e da fotografia voltada aos editoriais e a fotografia autoral.

Palestrante: Renato De Cara

• 21 de janeiro, sábado às 16h

Palestra: “A Moda tem a capacidade de apertar todos os botões da vida contemporânea”

A partir da análise das relações da Moda contemporânea com a Arte, Design, Arquitetura e costumes, tendo como base a reflexão sobre as fronteiras expandidas destas áreas do conhecimento e suas conexões. A palestra possui o objetivo de ampliar a reflexão e mapear a natureza das imbricações entre a Moda e outras expressões culturais e criativas.

Palestrante: Denise Pollini

Coordenadora do Setor Educativo do Museu de Arte Brasileira da FAAP, pesquisadora e professora. Graduada pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo (USP). Pesquisadora de História da Moda, publicou em 2007 o livro: “Breve História da Moda”. É professora da disciplina: “História da Moda”, na Panamericana – Escola de Arte e Design, e da disciplina: “Estética e Estilismo de um Candidato no curso de Pós-Graduação Lato-Sensu em Marketing Político”, na USP.

• 22 de janeiro, domingo às 14h

Mesa-redonda: “A Fotografia e a Moda”

A importância das relações entre a fotografia e a moda é o tema desta ação, que visa promover uma abordagem didática da fotografia autoral/artista a publicidade.

Palestrantes: Diógenes Moura, curador de fotografia da Pinacoteca, Fernando Zelman, curador independente e idealizador do Circuito.

• 22 de janeiro, domingo às 16h

Palestra: “Arquiteturas Corporais”

As relações entre a pintura, o design, a arquitetura, o cinema, e outro gêneros de expressão é o tema desta palestra, ricamente ilustrada com imagens de obras produzidas por artistas de todo mundo, tendo como foco àqueles que, em algum momento de sua produção, dialogaram com a moda / indumentária.

Palestrante: Cecira Armitano.

Serviço

Pinacoteca do Estado
Praça da Luz, 02, Luz, São Paulo / SP
140 lugares
Estacionamento conveniado.
Classificação: não recomendado para menores de 14 anos
Sábados e domingo: R$ 6,00 (inteira) R$ 3,00 (meia)






Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.