Inconscientemente temos o pré-conceito de achar que a moda é algo somente para jovens. Depois dos 30-40 anos, temos aquela imagem de que os homens devem se vestir de modo formal, tanto no trabalho quanto nos finais de semana… Com aquela velha polo, uma bermuda, um tênis ou um sapato. Não que estas peças não devem ser usadas, mas a questão é como elas devem ser usadas. Esta é uma das reclamações das mulheres nesta mesma faixa etária, muitas até afirmam que o homem depois dos 40 tende a ficar relaxado. Quem nunca viu uma mulher dizendo “se eu não comprar roupa para ele, ele não vai até a loja comprar”? Ir a uma loja comprar roupas não é a tarefa favorita de um homem, depois de passar a semana trabalhando duramente, entre reuniões e cobranças, tendo que lidar com seus problemas e os da família. É natural que algumas coisas acabem recebendo menos atenção do que deveriam e, infelizmente, nesse caso o estilo acaba sendo o ponto sacrificado.

Se já faz parte da natureza feminina o intenso cuidado com a aparência, ela se intensifica nesta fase (30-40 anos). Tanto tempo gasto em cuidados com a aparência, elas esperam o mesmo dos homens. Sim, elas esperam que mesmo que você já tenha cabelos brancos e tenha orgulho de exibi-los, se importe também em cuidar da sua aparência e principalmente em se vestir bem.

Vestir-se bem não significa comprar roupas nas melhores lojas e simplesmente colocá-las, é preciso observar a harmonia entre ela, desde cores até estilos, e principalmente em como elas valorizam o seu corpo, pois a maneira como a roupa se ajusta ao seu corpo é extremamente importante. Ou seja, aquela velha história de “para se vestir bem é só se vestir de maneira confortável” é uma meia verdade. Confortável não significa usar bermudas e calças largas, ou até mesmo numa numeração maior que a sua. Pelo contrário, o ideal é usar roupas com cortes retos, que valorizem o seu corpo.

Tanto de modo casual como de modo formal, é sempre importante observar como a roupa se encaixa ao seu corpo. De maneira geral, aquela velha pólo pode ser usada, desde que ela interaja com as demais peças. Uma dica importante, que vale para camisa ou camisetas, é observar o caimento dela em relação ao ombro.

Em relação às calças, é importante observar o seu comprimento:

Elas não devem cobrir o sapado. Neste caso, vale dobrá-las ou mesmo ajustá-las ao se comprimento.

Torne- se um gentleman. Vista-se de modo que o valorize. Garanto que ganhará muito com isso.






Escrito por Rafael Luiz
28 anos, estudante de engenharia e apaixonado por moda masculina. Traz semanalmente as melhores dicas de moda para o dia-a-dia.