Dizem que a moda é mais democrática para o universo masculino, mas eu nunca vi um editorial direcionado para os homens que estão acima do peso. Nas vitrines, todos os manequins são sarados ou longilíneos e a impressão que eu tenho é que os números estão ficando cada vez menores, o tamanho 46 do passado já não é o mesmo de hoje. Óbvio que você já notou que as camisetas apresentam modelagens cada vez menores, assim como as camisas, bermudas e até as cuecas.

Aí eu pergunto: como consumir uma moda que é feita apenas para pessoas magras?

As muheres de curvas vem ganhando destaque no mundo fashion, mesmo ainda estando muito longe da realidade, afinal, eu acredito que uma modelo que use manequim 40 ou 42 não deva ser considerada plus size na vida real! Eu acho um absurdo e admito que a sociedade cobra das mulheres uma perfeição física deturpada e pouco saudável, tirando a Bridget Jones, não me lembro de nenhuma heroína do cinema que se desse bem no final da história sem que passasse por um regime drástico até conquistar o príncipe encantado.

Mas voltando aos homens, esqueça aquele papo de que uma barriguinha de chopp é charmosa, ao menos que você seja gracioso como o Homer Simpson, dificilmente alguma mulher (ou homem) sentirá atração por esta parte avantajada do seu corpo. Se elas insistem que gostam, repare que isso se aplica apenas aos seus atuais namorados e nunca aos futuros. E claro que viva às excessões, são elas que deixam este mundo mais interessante, porém, aqui estou falando da maioria.

Meu amigo, quer um conselho? Se você sente que está acima do peso, a primeira coisa a fazer é começar a praticar algum esporte com acompanhamento médico, mesmo que seja caminhadas, corridas ou alongamentos. Não falo pelo lado estético, mas sim, pelo da saúde, isto é o que importa. Mas se você está satisfeito com o espelho… bom, mesmo assim eu insisto para que você comece a praticar algum esporte, não importa se você esteja magro ou não, o corpo humano é uma máquina que precisa de atividades físicas para funcionar melhor.

Dica: Você é o que você consome, seja alimentos, bebidas ou tipos de roupas. Já que você tem a liberdade de poder escolher, evite comidas hipercalóricas, fast-foods ou enlatados da mesma forma que deveria evitar roupas que não valorizam o seu corpo.

Se a “tendência” diz que calça skinny está na moda, esqueça! Primeiro que a tal da “tendência” não é a sua mãe, então ela não manda no que você faz, sendo assim, use apenas o que você gosta. E cá entre nós, uma calça justa, mesmo com elastano, pode não ser muito confortável ao longo do dia.

Eu não curto muito este papo de que gordinhos devam usar roupas escuras ou monocromáticas. Alguns consultores de moda dizem que assim você fica mais discreto. Mas pra que ser discreto, então quer dizer que estando acima do peso eu deva me esconder?

Use roupas que tenham a ver com a sua personalidade e estilo, apenas fique atento aos cortes e tecidos que não marquem partes que você não queira. Se olhe no espelho e entenda as proporções do seu corpo, isso vale para todos os biotipos.

Este post não é para te ensinar como se vestir, mas sim para que você veja que a beleza e a moda são para todos, é a sua personalidade e carisma que definem isso ;)

Comentem, quero ler as opiniões de vocês!






Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.