Flávio Resende de Carvalho (1899 – 1973) foi um grande artista brasileiro, pintor, desenhista e arquiteto modernista se dedicou a estudar a relação entre a moda e os movimentos da história entre os anos 30 e 50.

Seu trabalho foi publicado semanalmente no suplemento feminino do Diário de São Paulo entre março e outubro de 1956 e seus textos constituem o primeiro estudo sobre moda produzido no Brasil. E os grandes fotógrafos de moda como Bob Wolfenson, Gui Paganini, Jacques Dequeker, Daniel Klajmic, Klaus Mitteldorf, Thelma Vilas Boas e Vânia Toledo fazem parte da exposição com fotos de acervo das décadas de 80, 90 e 2000 que retratam de forma ampla as transformações sociais sofridas na moda, como as ombreiras oitentistas que refletiam o poder recém adquirido das mulheres, looks masculinizados de terninhos em cores neutras e pouca maquiagem dos anos noventa até os anos 2000, onde a ausência de tendência e o consumo instantâneo refletem o espírito do tempo.

(Flávio de Carvalho em Traje de Verão, Traje Tropical 1956 – Imagem do blog Surveillanceme.)

Com realização da Livre Conteúdo e Cultura – Ricardo Feldman e equipe. Curadoria de Agnaldo Farias e Mariana Lanari, trabalho gráfico de Kiko Farkas, e com imagens ampliadas pelo especialista Marcos Ribeiro.

“Flávio de Carvalho desveste a Moda da Cabeça aos Pés” é uma manifestação produzida pelo esforço combinado de diversas disciplinas e pela sensibilidade de uma série de profissionais. Cada um deles ao seu modo, dotado de uma extraordinária capacidade de traduzir o pensamento e materializar alguns dos aspectos essenciais do nosso comportamento e do tempo em que vivemos.

Serviço

“Flávio de Carvalho desveste a Moda Brasileira da Cabeça aos Pés”

Período Expositivo: 15 de outubro a 14 de novembro

Horário de Abertura: de terça a domingo, das 10hrs às 19hrs

Local: Mube – Museu Brasileiro de Escultura

Endereço: Av. Europa, 218 – São Paulo – SP

Telefone: (11) 2594-2601

Site: www.mube.art.br

Entrada franca.

Acesso a deficientes no auditório e nas salas de exposições.

#FicaDica

@fabioallves






Escrito por Fabio Allves
Paulistano nascido e criado, publicitário na formação, blogueiro de lifestyle e RP de vida. 30 anos de viagens, paixões, inspirações, realizações e conquistas. Podem me achar no facebook, twitter, instagram e snapchat por @fabioallves.