011910_milan3

O debut da Pringle foi precedido de um curta animação produzido para a casa do artista escocês David Shrigley. Tudo sobre “jumpers”, “cardigans”, e do tempo chuvoso na Escócia, o filme valeu a pena uma boa risada. O desfile, mais escuro do que cômico, foi igualmente cativante. Era quase impossível descobrir exatamente quantas técnicas de tricô foram utilizadas em várias camadas texturais monocromáticas. Havia tricô gauzy, grandes malhas, looped malhas, cabos. Houve couro que acabou por ser laminado. Os tecidos ideais foram envoltos em malhas. E o outerwear feltrada (surpreendente). Destaque para malha com nervuras painéis. O diretor criativo Clare Waight Keller aproveitou todas as potencialidades da casa para mostrar o quão vanguardista um século de idade (e companhia) pode ser.

Alexander McQueen empregou um dos desfiles mais deslumbrantes. Juntamente com a armadura, laser, caveiras, e pingos de água que foram impressos, coletes, camisas e gravatas. As camadas foram constritivas (alguns rapazes usavam máscaras de esqui de cetim, ou mesmo máscaras de gás). O efeito final, amplificado pela trilha sonora original de Sting, foi triste, encantador, e staccato.

Show do Thom Browne para Moncler Gamme Bleu foi, talvez, nos últimos dias “mais criativo“. Na chegada dos convidados, todos os cerca de trinta modelos estavam dormindo na com nightcaps combinados sob cobertores e uma cama. De repente, sargentos chegaram e começaram a soprar os seus clarins. Modelos de vestidos, então acordaram, fizeram suas camas, e colocaram seus equipamentos. Cada peça de vestuário pode ser vestida por baixo-bombardeiros, blazers bolha, camisas acolchoadas, coletes utilitários, calças largas, puffer shorts , botas cheias. Os sargentos verificavam os modelos antes de enviá-los pra pista. As peças individuais serão hits, e se tivesse havido um Globo de Ouro na direção do fashion show, Thom Browne, teria vencido.

z-zegna-fw09

Ermenegildo Zegna comemora seu centenário este ano, e para sua coleção de Outono Zenga Z, diretor criativo Alessandro Sartori reuniu todos da casa para descobrir importantes recursos da indumentária. Chamou tecnico de alfaiataria, e por uma boa razão: não foi um único painel que foi costurado. Em vez disso, foram repensados utilizando fitas gorgorão (como casacos de pele são feitos) para criar emendas flutuantes que brilhavam quando o corpo movia. O outerwear foi de couro e os ternos de lã mais luxuosos. As peças são à frente de seu tempo.






Escrito por Amanda Antunes