Com a chegada da primavera a realidade das temperaturas em grande parte do país é apenas uma: quente pra burro! Sendo assim a minha ideia era mostrar a vocês algumas ideias de como se manter bem vestido nesse clima pouco ameno e até explorar a criatividade com menos peças. Existem muitas possibilidades de combinações no inverno com o uso de várias camadas e casacos incríveis, enquanto nas outras estações – “as if” no Brasil tivéssemos 4 estações – a tendência é correr para a camiseta mais fresquinha e ficar com aquele mesmo look todos os dias.

Espero que consiga inspirar vocês a tentar ousar e procurar novas formas de se expressar (que não sejam as camisetas com frases e estampas, afinal camiseta e calça jeans é sempre camiseta e calça jeans). Uma coisa que noto no estilo dos estrangeiros – especialmente dos homens em Londres e Estocolmo – é a liberdade que eles possuem para se expressar através da roupa. Podem se vestir como querem e suas escolhas sexuais (ih lá vem polêmica!) não são questionadas pelas peças de roupa que desfilam. Eles também são mais vaidosos, mas inseguros na atitude com as mulheres (apesar de parecer o contrário). Acho que brasileiros e estrangeiros têm muito o que aprender uns com os outros, mas voltando ao estilo eu torço para que, a cada nova geração, essa possibilidade de se expressar e se arriscar na moda seja algo mais natural e presente na vida dos homens brasileiros. Agora chega de divagações e vamos aos looks!

SUSPENSÓRIO

Apostar em acessórios é uma boa forma de se diferenciar nessas estações do ano. Os suspensórios voltaram ao cenário e, apesar de ainda ser difícil encontrar em lojas, vale a pena investir e procurar. Lojas mais tradicionais e conservadoras são uma boa pedida para quem deseja comprar um acessório clássico como esse.

COLETE

Para quem precisa trabalhar e se apresentar de uma forma mais social, o colete entra substituindo o blazer e pode sim ser usado sozinho. Para os mais descolados vale usar com camisetas e blusas polo, especialmente as com uma pegada mais retrô, de tricô e estampas pequenas. Escolha nesses casos um colete menos estruturado e mais despojado, como um linho amassado.

CHAPÉU

Um acessório difícil de escolher, mas a dica é experimentar e se olhar no espelho. Não vá na onda de qual é o modelo da modinha apenas. Procure se olhar no espelho e ver qual combina com você e seu rosto. Também é bom analisar sua profissão e até que ponto você pode usar o acessório. Uma coisa bem legal é que ele ajuda a proteger do sol. Bom para manter a pele saudável.

BERMUDA

As bermudas – vocês já estão mais do que carecas de saber – podem ser usadas de uma forma mais arrumadinha do que a versão que costumamos ver por aí. Vale combinar com jaquetas e blazers, mas também vale só com camisas. Pode acrescentar acessórios como os suspensórios e gravatas borboleta à combinação. Vale também abusar da combinação com sapatos como os oxfords e brogues. Tudo para deixar a produção um pouco menos casual e convencional.

GRAVATA e LENÇO

A maioria dos homens é mais conservador e, nesse caso, a gravata é a escolha. Escolham estampas com mais cores, estampas mais casuais como o xadrez vichy ou o escocês, até estampas tropicais e com temáticas náuticas. E para os que querem um pouco de bossa a aposta são os lenços de seda amarrados ao pescoço. Um acessório que com certeza não passará despercebido e você pode ter vários. Combine com camisas jeans, de tricoline amassada ou linho.

OUTROS

Se você é aquele cara cheio de atitude, confiança e ousadia pode se jogar nas opções mais variadas como macacões, jardineiras e até saias. Use sua criatividade e não se deixe desanimar pelo calor. Aposte também em combinações um pouco mais ousadas de cores. Combinar cores e estampas é uma boa tendência que certamente poderá fazer você se destacar na multidão.






Escrito por Luiza Rocha