Aquela historia de que as cores carregam significados e são usados especialmente em determinadas ocasiões, para pertencer a algum grupo ou apenas por determinado sexo, já e uma idéia ultrapassada. Prova disso é justamente a inclusão do cor-de-rosa no guarda-roupa masculino. Muitas mulheres até acham que o rosa deixa o homem mais charmoso, e isso encorajou muitos, que antes eram mais resistentes, a adotar a cor para o dia-a-dia. Antigamente, o cor-de-rosa era usado apenas pelas mulheres, hoje não mais. E usei este exemplo justamente para dizer como a cor já não tem tanta importância na hora de transmitir uma mensagem através da roupa.

Imagem retirada do blog darkwingscity.blogspot.com

Similar ao que ocorria com o cor-de- rosa, o preto é uma cor que sempre esteve associada seja a um sentimento, movimento, ou personalidade. Quando a gente pensa em “look todo preto” logo vem o rock na cabeça, certo? A historia é um pouco mais antiga… Há três momentos na historia da moda que marcaram o uso da cor preta. A primeira associação foi no século XIX, no que foi chamado de Era Vitoriana. Rainha Vitória, que assumiu o poder em 1837, casou-se com seu primo príncipe Alberto e, com ele, teve nove filhos. 1861, ele morreu, e essa foi uma perda que marcou muito a Inglaterra e principalmente a própria Rainha, pois era ele que influenciava diretamente em suas decisões. Logo após essa grande perda, ela adotou o preto em quase todos os seus vestidos em sinal de tristeza, respeito e reserva. Isso fez com que o preto fosse associado ao luto, até os dias atuais. Com o rock, foi bem depois, já na década de 1970. Os punks foram os primeiros a utilizarem o preto nas roupas, e os movimentos que sucederam acabaram adotando a cor como “oficial”. E o terceiro momento, mas não menos importante, foi o fato que fez com que o preto tomasse o titulo oficial de “básico”. Foi com o filme “Bonequinha de Luxo”, de 1961, que Audrey Hepburn fez com que o vestidinho preto virasse o mais básico da historia da moda. Depois essas associações foram passadas para o guarda-roupa masculino também.

O fato e que, hoje em dia, a moda é tão ampla, tão democrática e tão livre, que te permite usar seja qual for a peça na cor que você quiser, sem ficar preso em um só conceito. Falar que quem veste preto é rockeiro, ou é básico demais, já é uma opinião ultrapassada na moda. E se hoje temos essa possibilidade, temos mais e que aproveitar! Foi por isso que fiz uma seleção de looks legais totalmente pretos que mostram que, independente de qualquer coisa, são looks cheios de personalidade e estilo. Veja abaixo:

E se você ainda acha que o look all black é demais pra você, experimente começar usando peças em outras cores juntas para iluminar e deixar o look mais “leve”. Esse truque também funciona muito bem com estampas localizadas. Inspire-se abaixo:

E você? Se arriscaria em algum desses looks? Qual?






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.