Na semana passada conferi a pré estreia do filme que promete ser a nova febre entre os jovens com o fim da saga Crepúsculo e Harry PotterJogos Vorazes ou, em inglês, The Hunger Games.

O primeiro filme – que também seguirá o formato “Saga” – foi baseado no livro homônimo de Suzanne Collins, tendo direção e co-roteirização de Gary Ross.

A história de Jogos Vorazes é ambientada em um período futurístico não definido, após a destruição da América do Norte, em uma nação chamada Panem. Essa nação é formada por uma poderosa cidade central, conhecida como Capital, que é rodeada por 13 distritos, definidos a partir de uma sequência numérica, de 1 a 12. O Distrito 12, onde vive a protagonista, localiza-se em uma região rica em carvão (lugar que, no passado, abrigava a Cordilheira dos Apalaches).

Alguns anos antes do início da história, o distrito 13 tentou se rebelar, mas acabou destruído pela Capital. Para evitar novos levantes e para lembrar às pessoas do seu poder, a Capital criou os Jogos Vorazes, uma competição anual que é transmitida ao vivo pela televisão para toda a população de Panem. Para os Jogos, durante uma celebração chamada Dia da Colheita, são selecionados uma garota e um garoto entre 12 e 18 anos de cada distrito, que são forçados a entrar em uma perigosa arena, controlada pela Capital. Na arena, os competidores, que são denominados tributos, têm que lutar até a morte para, no fim, restar apenas um único sobrevivente. E tudo se passa como um reality show em que todas as pessoas de Panem assistem e torcem para ver quem será o heróico sobrevivente.

Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) é a protagonista da história. Tem dezesseis anos e vive na área mais pobre do Distrito 12, conhecida como Costura, com sua mãe e sua irmã quatro anos mais nova. Seu melhor amigo é Gale Hawthorne (Liam Hemsworth). Katniss e Gale caçam ilegalmente na floresta que circunda o distrito 12 para sustentar suas famílias. Quando Prim (Willow Shields), sua irmã caçula, é selecionada para os Jogos Vorazes, Katniss se voluntaria para ser um tributo no lugar dela. Com isso, Katniss conhece Peeta Mellark (Josh Hutcherson), o tributo masculino do Distrito 12, e Haymitch Abernathy, o mentor de ambos.

Katniss se vê dividida em 3 conflitos: a luta pela sobrevivência, seus sentimentos por Peeta e sua paixão por seu amigo Gale.

O filme realmente tem aquele toque jovem e romântico da garota bonita-estranha-machona e os 2 rapazes apaixonados. Mas a história é tão completa, progressiva e cronológica que isso não se torna forçado. Aliás, o romance nem é o tema principal da história. Esse primeiro filme é totalmente pautado em aventura e muita aflição.

Eu, particularmente, imergi integralmente na história do filme e em todo momento me senti na pele de cada um dos personagens. E isso, com certeza, foi o resultado de um bom roteiro e uma ótima atuação.

Não vou falar que entrou para a minha lista de “melhores filmes”, pois eu tenho preferência por outros gêneros e complexidades, mas esse filme realmente me surpreendeu. Com certeza vou acompanhar toda a sequência!

Assista e deixe-se envolver. É um ótimo filme!






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.