Zentai, que em japonês quer dizer “o corpo todo”, é uma manifestação artística que surgiu nos teatros do Japão.

Os trajes zentais foram primeiramente desenvolvidos para uso na dança moderna, mas atualmente também têm sido usadas nas artes para diminuir a presença de um ator famoso em uma cena. Na verdade, na arte tradicional japonesa de marionetes chamada bunraku, os artistas aprendizes são completamente cobertos com roupas pretas sobre um fundo preto para produzir o mesmo efeito.

Da mesma forma, o zentai também é usado por artistas como um meio para acentuar o corpo, às vezes usando padrões vibrantes. Isto faz com que um artista desconhecido, representando a si mesmo, se torne o foco da apresentação.

Os zentais geralmente são feitos utilizando-se misturas de nylon ou de spandex; porém, outros materiais, tais como o algodão e a lã, também são utilizados.

Atualmente essa “moda” saiu das artes cênicas japonesas para entrar no mundo fetichista e até na moda nas ruas do mundo todo. É sério!

E aí, você usaria?






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.