Parece que só agora o inverno deu as caras. O Brasil está comovido e envolvido (nos edredons) e em um relacionamento sério com o frio. Não á toa, num país em que 80% do ano é quente, muitas pessoas têm dificuldade de saber se vestir adequadamente nesses dias. Se vestir no inverno, não necessariamente é se vestir melhor, pelo menos aqui no Brasil. E é por isso que decidimos fazer um guia de como usar as sobreposições a seu favor.

Exceto quem mora no sul ou viaja muito para fora do país, é difícil brasileiro ter roupas de inverno que sejam práticas e realmente te projeta do frio, e aí que a sobreposição entra: ela te ajuda a usar as roupas que você já têm no guarda-roupa a seu favor, sem precisar correr para comprar casacos caros (que provavelmente você só irá usar pouco). Além disso, pela instabilidade do tempo (a temperatura pode variar num mesmo dia), você não precisa sofrer de calor, caso entre num ambiente mais quente, ou sofrer de frio, pelo contrário. Veja como você pode sobrepor as roupas e fazer um look bacana nesse inverno:

> Casacos, coletes e suéters

Comece pensando em peças que você tem, preferencialmente lisas e de mangas longas: suéteres básicos, tricôs lisos e camisas de manga comprida de malha de algodão. Elas podem ser combinadas com coletes e jaquetas. Coletes jeans protegem do frio e, apesar de não esquentar, quando colocado por cima de outro tecido, ele faz o papel protetor. (lembram desse meu look?) As camisas de flanela ficam muito bem com esse tipo de combinação. Pelas imagens abaixo, até o moletom está valendo, quando combinado de maneira correta (veja na imagem do meio, o contraste do casaco com o colete).

> Golas

A gola de tricô é um acessório que ganhou vida desde os últimos invernos e, além de serem esteticamente interessantes, te projetem (e muito!) do frio. Geralmente em tons básicos, podem ser combinados com qualquer tipo de casaco, desde os blazers, jaquetas até os trench coats. A grande vantagem da gola de tricô é a praticidade. Em ambientes fechados, você pode tirar e guardá-la na bolsa até sair no frio novamente.

> Cachecóis e lenços

Faz as vezes da gola, mas geralmente (dependendo do material), são menos volumosos. Esses vocês já conhecem e já falamos diversas vezes sobre as diferentes maneiras de usá-lo. A ideia aqui é mostrar que ele pode ser usado como sobreposição por cima de outra sobreposição. Exemplo: camisa + jaqueta + cachecol, sem ficar demais.

> Meggings

Já falamos sobre elas aqui no MPH e, claro, causa espanto em muitos de nós ainda. O fato é que as leggins masculinas têm um papel importante no frio, quando usado por baixo de uma bermuda ou shorts, além de fazer parte de um estilo forte. Quando usadas por debaixo das calças, ganham a vez das ceroulas, também muito usadas no frio.






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.