Eu nunca precisei sair escondido para as festas ou baladas, os meus pais nunca me proibiram ou impulseram horários para eu estar de volta em casa. Isso propiciou que eu saísse 10 vezes mais do que os meus amigos? Sim, porém, fui obrigado a desenvolver práticas e técnicas que me ajudaram a nunca ficar cansado ou “estragado” no dia seguinte, isso sem falar da ressaca moral.

A balada é um lugar onde tudo se pode? Não! Algumas regrinhas e educação SEMPRE são bem vindas e não podem ficarem guardadas na chapelaria. Vamos lá, espero que você aproveite este Guia Prático dos Baladeiros das Galáxias!


DRESSCODE MASCULINO: Boné, pochete e chinelo devem ser usados na praia. Eu, particularmente, acho que a pochete nem deveria ter sido inventada, mas se você gosta, não vá com ela na balada.

Usar bermuda aqui em baladas de São Paulo (que não é uma cidade praiana) só se você tiver tanto estilo quanto Marc Jacobs, se você não sabe quem ele é, aí não use mesmo! Por mais despojado que seja o seu estilo, um jeans e camiseta são as melhores opções para quem é básico.

Lembre-se que vaidade comedida não te torna menos macho, apenas te tornarão mais atraente para as pessoas em volta.

NÃO CONHEÇO A HOSTESS E NÃO TENHO NOME NA LISTA: Hostess não são “porteiros de balada” e mesmo que fossem, merecem o seu respeito. Nunca diga “Você sabe quem eu sou ou com quem está falando?“. Cá entre nós, se você fosse tão importante quanto acha, não precisaria usar esta frase. Mentir nomes também não é legal, a hostess está ali justamente por ser alguém bem relacionada, ou seja, ela sabe muito bem que você não é “amigo do dono da balada”, então não adianta mentir.

EU GOSTO DE BEBER MUITO, O QUE FAÇO PARA NÃO DAR PT? Primeiramente, vá para a balada de táxi ou com um amigo que não beba (coisa rara, mas existe sim). Lembre-se que por mais que você curta encher o caneco, você não é alquimista, então cuidado com as misturas. Uma boa dica também é intercalar água, suco ou refrigente entre os drinks e a cerveja.

ADORO SAIR DURANTE A SEMANA, MAS TRABALHO CEDO NO DIA SEGUINTE: É amigo, precisamos ser guerreiros, a batalha é árdua, mas a vitória de estar na balada em plena segunda, terça, quarta ou quinta-feira vale a pena. Quem sai muito, sabe que estes são os dias das melhores festas da cidade e para garantir uma cara digna no dia seguinte, precisamos tomar alguns cuidados:

– chegue cedo e vá embora cedo, ou chegue mais tarde (durma até meia-noite) e vá embora antes do dia amanhecer;

pare de beber bebidas alcóolicas pelo menos 1 hora antes de ir embora, peça uma coca-cola gelada e finja para você mesmo ser uma cuba libre;

– antes de dormir, coloque no mínimo 2 tipos de despertadores para tocarem. Se um deles você não ouvir, o outro resolverá. Se mesmo assim você não ouvir, meu amigo, isso se chama coma alcoólico. Lembre-se da dica sobre não ser alquimista ;)

A BALADA NÃO É A SUA CASA, MAS BEM QUE PODERIA SER: Pensando nisso, cuide e preserve o lugar. Usou o banheiro? Dê descarga, não urine fora do vaso e jogue o papel higiênico usado no lixo. Juro que já vi papel grudado até no teto, isso não é legal, só mostra que você ainda não tem auto-controle;

DEIXE O CASACO NA CHAPELARIA, MAS LEVE O BOM SENSO COM VOCÊ: Evite esbarrar nas pessoas, peça licença, diga por favor, lembre-se que o barman não é o seu empregado pessoal, jogue o lixo no lixo, só fume nas áreas reservadas e saiba qual o seu limite de beber e não virar um idiota. Ninguém, nem os seus amigos ou os funcionários das casas, merecem ouvir desaforos de gente bêbada. IMPORTANTE: Por mais que você ache que poderia fazer parte do elenco de Glee ou ser dançarino (a) da Lady Gaga, a pista não é só sua, respeite quem está dançando ao seu lado e não invista em coreografias cafonas. Como saber se sua coreografia é cafona? Simples, o olhar das pessoas vai te dizer isso :)

FIQUEI AFIM DE ALGUÉM, COMO ABORDAR? Tudo depende da receptividade da pessoa a ser paquerada. Você sabe que em alguns momentos basta um olhar e depois já beijar, porém, nem sempre é assim. Seja simpático e sincero, ninguém vai pensar que você quer casar, mas demonstrar respeito e bom humor ajuda em qualquer momento da vida. Você fuma cigarro? Tenha sempre um chiclete no bolso, a pessoa escolhida pode ser anti-tabagista fervorosa.

E por fim, mas não menos importante: como ler ou escrever sobre as minhas baladas e bares favoritos?
Clique aqui no Guidu e compartilhe também as suas dicas. Divirta-se!






Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.