Esse guia deve ser impresso e distribuido em todas as academias do país:

Acabou o exercício? Guarde as anilhas.

Sim, você pode estar cansado depois de ter feito todas as séries com muito peso e bateu aquela preguiça de guardar todas as anilhas. Mas lembre-se que depois de você pode vir alguém que não aguenta tanto peso e vai ter que ficar carregando todas as anilhas que você deixou no aparelho ou barra. Guarde-as assim que terminar o exercício. Pense que esse trajeto do aparelho para o suporte de anilhas é um momento de aeróbico e você vai queimar mais calorias. ;)

Seu squeeze ou toalha cansou? Carregue no colo.

É muito comum ver alguns rapazes que deixam seu squeeze e/ou toalha em cima de um aparelho ou banco de treino que não está usando, apenas para não deixar no chão ou para deixar alguém bravo. Não seja deselegante, deixe a toalha no seu colo e o squeeze ao seu lado, no chão mesmo. Se eles estiverem cansados, não deixe-os em um banco que alguém vai precisar usar, carregue no seu colo.

Quer descansar? Procure o lugar certo.

É semelhante ao caso acima, o rapaz quer descansar e usa um banco de treino ou um aparelho altamente disputado. Daí você percebe que ele só está descansando naquele lugar (ou em alguns casos, usando apenas para conversar com o amigo que está na máquina ou banco ao lado). Portanto, quer descansar? Procure um sofá, cadeira, ou local para descansar que não vai atrapalhar ninguém.

Sua música é sua música.

Você gosta da sua música? Não é porque você acha que ela é a melhor do mundo para o seu treino que outras pessoas da academia também precisam ouví-las. Certifique-se de que seu fone de ouvido não fique emitindo 80% do som para os seus companheiros de treino, principalmente se você é um daqueles que gosta de ouvir a mesma música repetidas vezes.

Deixou um aparelho suado? Limpe.

A maioria das academias têm um spray de álcool + flanelinha perto dos aparelhos. Se você viu que deixou aquela sopa em cima de um banco ou aparelho, limpe. Ninguém gosta de usar um aparelho suado e muito menos ter que limpar a poça que alguns praticantes deixam em certos aparelhos. É nojento.

Deixe seu espírito cleptomaníaco em casa.

Preste atenção se alguém está usando um aparelho ou banco de treino e apenas saiu para tomar água ou conversar com algum amigo ou até pegar um peso maior. Não vá roubar o lugar dele. O mesmo serve para halteres.

Não seja um Tarzan na academia.

Não seja aquele cara assustador que fica gritando em todos exercícios e séries que faz. É ridículo e desnecessário. Grite somente se necessário (às vezes é preciso para aliviar o estresse de um último exercício difícil), mas não pra chamar a atenção.

Seja Narciso em casa.

Uma das coisas mais ridículas que existe é ficar levantando a blusa para conferir o tanquinho ou ficar forçando determinados músculos para auto-satisfação frente ao espelho. Deixe esse momento narcisista para o espelho da sua casa. ;)

Não é porque você vai suar que você não deve se perfumar.

Até rimou. Parece bobeira, mas muitos rapazes esquecem de passar desodorantes e/ou perfumes para treinar. Mesmo que você vá suar, é importante ter um bom cheiro (ou pelo menos diminuir o mau cheiro que pode ser natural). Um amigo me contou recentemente que existe um praticante da academia dele que quando chega é como um gambá, espanta todo mundo. É sério, no treino de costas (que fica com os braços bem abertos), a maioria das pessoas sai do andar para fazer outros treinamentos. Não quer ser como este rapaz, que recebeu o apelido de “gambá” na academia? Lembre-se de usar, pelo menos, um desodorante eficiente.

Tem mais alguma dica para acrescentar nesse guia? Comente.






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.