Que a moda é democrática todos sabemos, mas no dia a dia você tem atitudes “verdes”? seriam aqueles pequenos detalhes e ações no seu dia que pode sim fazer diferença no futuro, seu e das suas futuras gerações.

Pensando assim vou ter uma coluna semanal dando dicas de Moda Masculina, na temática da sustentabilidade – não é apenas essa palavra que todos usam e não realmente usam no dia a dia, darei dicas de lojas sustentáveis, serviços, roupas, eventos e parcerias sustentáveis que deve levar pra si no seu dia a dia.

Começando essa coluna darei dicas básicas de como economizar sua parcela de energia, e desgaste social-ambiental para um planeta melhor – parece piegas mas começamos assim com atitudes diárias como:

Em casa

* Reciclagem do lixo;

* Desligue a torneira durante a escovação;

* Lavar louça com inteligência e economia;

* Evitar o uso de sacolas plásticas;

* Ser seletivo ao jogar restos de alimento no lixo;

* Nunca deixar uma torneira pingando;

* Tomar banhos conscientes para economizar água e energia;

* Comprar equipamentos com selo de eficiência energética;

* Gastar menos energia no horário de pico das 17:00 às 23h;

* Usar lâmpadas fluorescentes sempre;

* Lavar roupas uma vez por semana, diminui o consumo de energia e assim há tempo de reaproveitar a água que a máquina despeja para lavar o carro, a calçada e o quintal;

No trabalho

* Utilize canecas ou uma garrafa no trabalho e pare de gastar tantos copos plásticos para café e água;

* Use transporte público, evitando congestionamentos e poluição exagerada nos horários de pico;

* Se você mora em uma grande metropole ou trabalha em uma onde o deslocamento pra cidade é longe. Então, na sua próxima compra procure um automóvel flex, que aceite etanol como combustível;

* Se trabalhar em prédios, use as escadas para subir um andar ou descer dois, assim você faz exercício e economiza energia – e você sabia que a “conta de luz” do elevador é o que mais encarece o condomínio de um prédio?

* Não jogue pilhas ou baterias no lixo comum, existe estabelecimentos adequados para descarte e entrega desse material;

* Apague a luz quando for embora, desligue o computador se for para uma reunião externa, só imprima um texto se realmente for necessário guardar o papel;

* Viaje Menos – Reuniões ou apresentações fora da cidade, ou do país, podem ser substituídas por videoconferências.

O mais legal foi que tive essa ideia da coluna por causa do #SWU.

Festival Eco-Sustentável que acontece esse ano pela primeira vez no Brasil, o SWU (Starts With You – Começa Com Você) é um movimento de conscientização em prol da sustentabilidade que tem o intuito de mobilizar o maior número possível de pessoas em torno da causa, mostrando que, por meio de pequenas ações, com simples atitudes individuais do seu dia a dia, é possível ajudar a construir um mundo melhor para se viver.

Faça parte desse movimento – Etiqueta Verde no ar!






Escrito por Fabio Allves
Paulistano nascido e criado, publicitário na formação, blogueiro de lifestyle e RP de vida. 30 anos de viagens, paixões, inspirações, realizações e conquistas. Podem me achar no facebook, twitter, instagram e snapchat por @fabioallves.