Rapazes,

Estou de volta com o segundo post dando continuidade a nosso bate-papo anterior.
Refletiram bastante sobre nosso assunto inicial? Entenderam que essa moda de ir a um especialista que não tem propriedade pra falar de emagrecimento, dietas, ou até mesmo ganho de peso e ir se medicando com anorexígenos ou anabolizantes pode lhe trazer sérios danos a saúde?
Se ainda não, sugiro que pensem bem.

Continuando o assunto anterior estamos falando de alimentação saudável, dicas de como mantermos essa rotina tão temida por muitos. Para uma melhor visualização e entendimento da população, nós usamos a famosa pirâmide alimentar. Pode parecer um pouco exaustivo o assunto, mais não podemos dar continuidade sem passar por ela. Tentarei ser o mais breve e claro possível para ao lerem ir entendendo o assunto e ser divertido de ler. Apesar de muito conhecida e comentada acho válido pararmos um momento e analisarmos.

Pirâmide Alimentar

Falamos que a pirâmide alimentar é um guia geral para que você possa escolher uma dieta saudável. De acordo com os estudos, um indivíduo sem problemas de saúde e no estado nutricional normal necessita diariamente cerca de 55% de carboidratos, 30% de lipídeos e 15% de proteína, além das vitaminas, sais minerais e fibras. Pacientes com casos especiais necessitam de um cálculo adequado para sua enfermidade e seu gasto energético. Isso não isenta um paciente em estado normal nutricional e sem problemas de saúde de uma avaliação nutricional, pois cada indivíduo é diferente e possui um metabolismo, sendo o gasto energético diferenciado para cada pessoa. Vamos analisar e entender a pirâmide:

Antigamente iniciávamos a falar diretamente dos alimentos, mais hoje percebemos que alimentação saudável e exercício físico, (movimentação), andam juntos. Dificilmente uma dieta, sozinha, alcançará resultados 100% se não for aliada a uma atividade física. Por isso, abaixo da base da nossa pirâmide entendemos que existem os exercícios físicos. Então meninos nada de pensar em somente comer bem e direito, precisamos se movimentar e sair do sedentarismo. VAMOS NOS MEXER.

Vamos concordar, em off, que apesar de muitas mulheres estarem aderindo à pratica de atividade física, nós homens andamos nos preocupando mais e mais com a estética, crescendo a classe masculina que pratica algum tipo de exercício e as mulheres se acomodando nesse sentido. Nem comentem meninos por que se isso sair daqui eu nego até a morte que falei. RS

carboidratosApós essa ressalva, vamos falar do grupo 1 que é composto por alimentos ricos em carboidratos. Os carboidratos, sob a forma de glicose, frutose, sacarose, maltose, lactose, amido, entre outras, são a maior fonte de energia para o organismo. A glicose é indispensável para manter a integridade funcional do tecido nervoso e, sob circunstâncias normais, é a única fonte de energia para o cérebro. A presença de carboidratos é necessária ao metabolismo normal das gorduras. De acordo com a pirâmide devemos consumir de 6 a 11 porções diariamente. Cortando essas dietas que extinguem o carboidrato da sua vida, corra delas.

Legumes e VerdurasLegumes e verduras são ricos em vitaminas, sais minerais e fibras, esses são do grupo 2. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo, as suas reações metabólicas. Prefira as folhas verdes escuras (brócolis, mostarda, couve) e legumes amarelo-alaranjados (cenoura, abóbora, beterraba). Segundo a pirâmide devemos consumir de 3 a 5 porções diariamente.

frutasAs frutas, grupo 3, são boas fontes de vitaminas, sais minerais e fibras, principalmente quando consumidas ao natural. Possuem nutrientes essenciais a diversas funções do organismo, como por exemplo, as suas reações metabólicas. Segundo a pirâmide devemos consumir de 2 a 4 porções diariamente.

Leites e derivadosGrupo 4 no terceiro degrau temos o leite e derivados – são os maiores fornecedores de cálcio, mineral envolvido na formação dos ossos e dentes, contração muscular e na ação do sistema nervoso. Também são fontes de proteína de boa qualidade. Consumir de 2 a 3 porções diariamente.

carnes_proteinaO grupo 5 que são as carnes, ovos e peixes. São os alimentos construtores. São necessários para a construção e manutenção dos tecidos orgânicos, formação de enzimas, hormônios, vários líquidos, secreções corpóreas e preservação do sistema de defesa. São alimentos ricos em proteínas, cálcio, colesterol, minerais como zinco e ferro. Devemos consumir segundo a pirâmide de 2 a 3 porções diariamente.

leguminosas

E no grupo 6 temos o grupo que encerra o dos alimentos construtores, que são ricos em proteínas e fibras, além de cálcio, ferro, zinco e vitaminas. A vantagem desse grupo é que possuem alimentos que oferecem calorias, através do colesterol bom, sem prejudicar a saúde. Além de proteínas específicas, como a Isoflavona que é encontrada na soja e que ajuda a combater várias doenças. São as leguminosas: Feijão, soja, ervilha, etc. Recomenda-se pela pirâmide 1 porção por dia.

lipidiosNo grupo 7 temos os Óleos e gorduras. No último degrau da pirâmide estão os alimentos energéticos, ricos em calorias e colesterol. São importantes. As gorduras e o colesterol transportam as vitaminas A, D, E, K. Mas devem ser consumidas em pequenas quantidades. Indicados pela pirâmide em 2 porções.

Não podemos esquecer que no topo da pirâmide também estão em pequeno espaço os Açúcares, balas, chocolates, salgadinhos, etc. O que já nos mostram que devemos comer em pequenas quantidades. O grupo 8 São alimentos energéticos que provêem muitas calorias e poucos nutrientes. Devem ser consumidos com moderação. Indicados pela pirâmide 2 porções.

Ressalta-se que os números de porções a serem consumidas dependem de fatores como idade e atividade física. Por isso mais uma vez oriento que procure um NUTRICIONISTA para auxiliar nesse programa alimentar.

Vou finalizando por hoje meninos para terem tempo de assimilar as informações e já poderem realizar algumas mudanças na dieta. Voltarei no próximo post com mais informações para auxiliar na conservação da beleza.






Escrito por Ricardo Freire