Como funcionam as tendências? É… elas não são fáceis, nem óbvias, nem diretas… percebi que a opinião a respeito da minha barra da calça dobrada foi bem dividida, uma galera gostou e outra, detestou. Querendo ou não, essa é uma tendência bem evidente e ainda está no seu início, ou seja: ainda será popularizada e vai se espalhar, até se tornar comum – mas isso toma alguns anos. Absurdo? Calma, vou tentar explicar justamente isso!

Assim como acontece com você, as pessoas nem sempre reagem bem a certas novidades apresentadas nos desfiles (como a barra alta, ou uma ombreira maior, ou ternos sem gravatas, ou cores diferentes). Mas quando algum traço é repetido diversas vezes – principalmente se for numa mesma temporada e principalmente se for por importantes marcas – é logo identificado como uma tendência e, quando essas tendências forem bem recebidas pela crítica da moda, começa aos poucos a se espalhar mundo afora. Sai das passarelas, invade revistas, editoriais, contamina a mídia, chega nos shoppings.

Usando como exemplo a própria barra alta, vocês viram que eu trouxe apenas 7 marcas (de váááárias) que apresentaram calças cuja barra era curtinha. Independente se as pessoas gostaram ou não, isso foi logo identificado como “tendência” e que se consolidou de vez nas passarelas da temporada retrasada. Disso, os especialistas da moda aprovaram em suas críticas e logo os mais entendidos começaram a subir a barra de suas calças. De pouco em pouco vai se espalhando, começando nas grifes que trouxeram essa tendência, indo para as concorrentes, até chegar nas lojas populares – assim como quem as usa (dos bem fashionistas aos ligados à moda, e então ao resto da sociedade).

Vivienne Westwood

O Mundo da Moda estará vingado se um dia Vivienne Westwood virar tendência! Socorro!

Sem querer assustar, mas a camisa xadrez que você tem no armário já foi uma tendência na passarela, que se espalhou até hj ser um artigo comum nos armários. O terno com gravata tb. O cinto de couro tb. A calça jeans, claro! E num momento mais recente, a calça skinny. Claro que cada coisa tem a sua história, seus motivos, seus momentos. Mas a princípio tudo isso foi rejeitado por uma elite num primeiro momento, e popularizado após certa ‘digestão de informação’! Pode ser um assunto aparentemente complexo, mas justifica tudo o que você tem no seu armário!






Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.