regra de etiqueta comer

Quando os homens ouvem o termo “regras de etiqueta“, muitos arrepiam. Mas ter a chamada etiqueta é fundamental. E a hora de comer é uma das mais importantes quando falamos nisso. Além de ser uma forma de respeito com os outros, garante muitos pontos para você. Um cara sem etiqueta queima o filme na certa. Pequenos detalhes também fazem parte destas chamadas regras e sim, fazem a diferença.

Algumas dicas básicas:

1. As suas mãos devem estar limpas na hora de pegar os talheres e o copo, ou a taça, durante a refeição. Tente manter a beirada do prato sempre limpa.

2. Se o guardanapo for de pano, antes de começar a comer, coloque o guardanapo aberto sobre as pernas. Utilize-o exclusivamente para limpar os lábios e os dedos.

3. Não fale de boca cheia, nem faça barulho ao mastigar os alimentos.

4. Antes de beber qualquer coisa, engula o que tiver na boca e limpe os lábios com o guardanapo. Depois de beber, enxugue os lábios.

5. Ao se servir, depois que você tocar um alimento, coloque-o no seu prato. Não o deixe no recipiente de onde outras pessoas vão se servir.

6. Não use os seus talheres para se servir de alimentos em travessas, bandejas, potes, etc.

7. Sirva-se de porções dos alimentos sem ficar escolhendo partes ou pedaços que lhe agradam mais.

8. Se ao provar algo você não gostar do sabor ou sentir que está em mal estado, e for impossível engolir, coloque de volta no prato discretamente, cobrindo a boca e o garfo com a mão. Depois cubra esse alimento com algum outro para não deixá-lo à vista. Não faça comentários.

9. Assim que terminar a refeição, coloque os talheres um ao lado do outro à esquerda do prato. Não cruze os talheres em cima do prato.

10. Não passe alimentos do seu prato para o de outra pessoa, nem bebidas de um copo para outro.

11. Se quiser algo que está sobre a mesa, mas fora do seu alcance, peça-o a quem está mais perto. Nunca passe o seu braço na frente dos outros para pegar alguma coisa.

12. Nunca diga “Estou cheio” ou “Estou passando mal” e sim “Obrigado, já estou safisfeito.”

13. Não apoie o cotovelo sobre a mesa em momento algum.

14. Não coma como um cachorro. O garfo deve ser levado a sua boca e não você deve ir de encontro a sua “tigela”.

Update:

15: Muito bem lembrado pela nossa Leitora Sílvia: Palito de Dentes, JAMAIS! Nem em casa.

16: Folhas não devem ser cortadas e sim dobradas para comer. E não fique revirando a comida e misturando no prato.

via Bem Simples ,dicas da Mammys. e dos leitores Sílvia e Estevão!






Escrito por Erica Hans