Quando fiz o post sobre porção alimentar, surgiu uma dúvida de um dos leitores e por isso resolvi fazer um post sobre DIETAS MILAGROSAS.

Quando falamos “dietas milagrosas” incluímos a dieta da sopa, do chá, das cores, da Lua, da proteína, entre outras. Inclusive a do tipo sanguíneo, que foi a dieta que o internauta Rafa me fez o questionamento sobre “qual tipo de alimentação seria melhor para determinado tipo sanguíneo, se isso influencia mesmo? E se há alimentos que se deveria comer por ter determinado tipo sanguíneo?”

Então meninos, irei responder de forma geral e isso serve para todos os tipos de dietas milagrosas do ponto de vista nutricional.

Qual a dieta correta?
A equilibrada.

Atualmente a mídia, e muitas vezes o mundo da moda, pode levar as pessoas, principalmente as mulheres, a adotar planos alimentares mirabolantes.
No caso da dieta que me foi questionada – a do tipo sanguíneo – conhecida também como dieta da moda que é defendida pela teoria do Dr. Atkins, ela e todas as outras perdem quando falamos de equilíbrio nutricional.

Segundo a Drª Camila Zago nutricionista do hospital e maternidade São Camilo – SP, a única dieta que não faz mal, e recomendada, é uma dieta equilibrada. Todos os alimentos devem fazer parte desse equilíbrio, nada deve ser deixado de fora. No entanto existem alimentos que devem ser evitados, porém essa indicação deve ser feita por um profissional, que irá individualizar a dieta. Nada deve ser comum, padronizado: a dieta não pode ser “engessada”. As dietas da moda excluem alimentos importantes como carboidratos, proteínas ou lipídeos de modo que não servem para manter os hábitos de vida saudáveis. Matéria publicada na revista nutrição em pauta.

Aquele que experimenta esses tipos de regimes que entram na moda acaba por acreditar que é um entendedor em dietas e não precisa aconselhar-se com um nutricionista. Com isso, passa inúmeras vezes pelo ciclo de engordar e emagrecer o que prejudica o organismo além de ser extremamente frustrante.

Tenho a certeza de ter sanado a dúvida do Rafa assim como de todos os internautas a respeito de dietas milagrosas, mas estou aberto a qualquer pergunta para maiores esclarecimentos.

Vai a dica: Quer seguir uma dieta? Procure seu NUTRICIONISTA!






Escrito por Ricardo Freire