Dando continuidade ao assunto anterior, estou de volta para mais algumas dicas sugerida pelos nossos leitores.

Hoje falaremos sobre SUPLEMENTOS PARA A DIETA VEGETARIANA.

Há boatos populares que todos os vegetarianos precisam ser suplementados devido a algumas restrições na alimentação diante das dietas comuns, onde o indivíduo come todo tipo de alimento.

Do ponto de vista nutricional a vitamina B12 é o único nutriente que realmente pode estar ausente na dieta vegetariana (especialmente na vegetariana estrita).
Sempre orientamos vegetarianos estritos a fazer exames laboratoriais de controle periódicos como prevenção da deficiência.

Em alguns casos como medida preventiva contra a deficiência, também orientamos vegetarianos que não fazem uso regular de ovos, leite e laticínios também a suplementar a vitamina B12, além do cálcio e vitamina D.

A incidência de diversas patologias é marcadamente reduzida ao se adotar uma dieta vegetariana, desde que seja adequada.

Nas recomendações de suplementação em gestantes, crianças e idosos são as mesmas prescritas para os que não comem carne.

Os demais nutrientes podem ser supridos tranquilamente com uma dieta bem planejada.

Assim como para os onívoros, todos os demais nutrientes da dieta vegetariana devem ser repostos se há deficiência ou níveis inadequados.

Portanto, ressaltamos aos adeptos a esse estilo de vida sempre serem acompanhados por profissional da saúde e nutricionista. Realizando avaliações, exames laboratoriais e adequando a dieta de acordo com a necessidade do mesmo. Assim trará saúde ao corpo sem riscos de danos devido a desfalque de nutrientes.






Escrito por Ricardo Freire