Entre as muitas perguntas que são feitas quando falamos de nutrição e dietas é se existe algum programa alimentar que não vise só emagrecimento e sim o ganho de peso.

Sim. Existem sim programas alimentares para ganho de peso, pois o profissional da nutrição quando faz a avaliação nutricional do indivíduo identifica essa necessidade e com isso faz o cálculo de acordo com a demanda, adequando a quantidade de calorias a mais para se obter esse resultado.

Classificamos então como Dieta hipercalórica para ganho de peso. Entende-se desta forma, que uma estratégia para ganhar peso é criar uma dieta com muitas calorias, ou seja, hipercalórica. Porém, é importante não sair por aí comendo produtos ricos em calorias, mas com pouco valor nutritivo, como os sanduíches de lanchonetes fast-food por exemplo… O indicado é consumir uma dieta que, ao mesmo tempo em que seja hipercalórica, também forneça os nutrientes apropriados, vitaminas e sais minerais.

Por que essa preocupação? Por que é importante ao aderir uma dieta hipercalórica para ganho de peso e ter todo o cuidado para que seja equilibrada contendo as quantidades adequadas de todos os grupos de alimentos: proteínas, gorduras, carboidratos.
Pois por exemplo, a gorduras são ricas em calorias, porém podem elevar seu colesterol ruim (LDL).

Outro ponto é, ao ganhar peso, essa massa que adquirir se uma massa boa, massa magra e não gordura. Para isso, sempre aliado a dieta, temos os exercícios físicos. Nesse caso indicados para o ganho de peso, pois nem sempre os exercícios são sinônimos de perder peso.

Portanto conforme no primeiro post, respondendo a dúvida de um de nossos leitores, o André Philipe, existem sim dietas para ganho de peso, porém como sempre orientamos não adotar uma dieta sem segurança, sem acompanhamento e ir tomando suplementos de qualquer forma, sem prescrição e que pode sobrecarregar seu organismo. Procure seu nutricionista para ser programada uma dieta segundo suas necessidades, com acompanhamento, a ideal para você e o que é melhor com melhores possibilidades de alcançar seus objetivos.






Escrito por Ricardo Freire