Se você gosta de deixar o rosto sempre lisinho e, consequentemente, costuma barbear com muita frequência, aqui estão algumas dicas para você fazer a barba com perfeição.

Lavar

A barba se torna muito mais fácil de se cortar se ficar de molho em água durante 6 minutos. Um bom barbear começa por lavar o rosto e pescoço. Os sabonetes podem ressecar a pele e causar irritação. Por isso, comece lavando com água morna e sabão e esfoliando para ajudar a remover o excesso de oleosidade, a sujeira e as células mortas de sua pele, já que podem embaraçar os pêlos do seu rosto e pescoço e bloquear o caminho do seu aparelho. A água morna dilata os poros e deixa o pelo mais macio e mais fácil de cortar.

Hidratar

Hidratação também é fundamental. Além de abrir os poros para ajudar a limpar a pele, a hidratação também amolece os pêlos da barba e torna-os mais fáceis de cortar. Uma ducha quente é o ideal. No entanto, se só puder lavar o rosto na pia, umedeça o rosto e o pescoço durante três minutos em água quente. A hidratação pode reduzir em 40% a força necessária para cortar os pêlos da barba.

Preparar

Aplique em abundância um gel de barbear de qualidade (que não resseque a pele) para ajudar a proteger a pele contra a vermelhidão, cortes e sensação de repuxar. Quando aplicar o gel, faça movimentos lentos e circulares para cobrir todas as áreas que vai barbear. O gel reduz o atrito entre a lâmina e a pele, facilitando o deslizamento e, consequentemente, contribuindo para um barbear mais suave. Se você tem a pele muito sensível, deixe o gel agir durante o maior tempo possível para amolecer bem os pêlos.

Cuidado com a lâmina

Antes de começar, verifique se a lâmina tem um bom fio, para reduzir o risco de cortes e irritações na pele. Você não sabe identificar uma lâmina sem fio? Verifique se o seu aparelho tem uma fita lubrificante indicadora, a qual com o uso torna-se cada vez mais clara até ficar branca. Nesse momento, a lâmina está sem fio.

Relaxar

Não tenha pressa quando fizer a barba. Faça movimentos leves. A lâmina fará o serviço, não você. O pelo cresce em diferentes direções, portanto fazer movimentos suaves é a melhor maneira de obter um barbear mais confortável. Aplicar muita pressão pode provocar vermelhidão, irritação e até cortes na pele.

Guarde o melhor para o final

Os pelos mais duros crescem no queixo e ao redor dos lábios. Barbeie essas áreas por último, pois, quanto mais tempo ficarem em contato com o gel de barbear, mais macias se tornarão. Tente enrolar o lábio superior sobre os dentes – isso estica a pele e ajuda a cortar os pêlos com menos esforço.

Acabamento e contorno

Obtenha um acabamento limpo ao fazer a barba cortando diretamente debaixo do nariz e dê formas às costeletas. Por último, verifique se as costeletas estão iguais: para isso, lhe servirão como guia parte do seu rosto e os lóbulos das orelhas.

Enxágue e proteja

Após barbear-se, enxágue o rosto e o pescoço com água fria e enxugue-os dando leves batidas. Além disso, use um produto pós-barba, que contém emolientes hidratantes para maior conforto após o barbear. Ao final de cada barbear, enxágue a lâmina completamente e remova todo o excesso de água com movimentos vigorosos antes de guardar. Não enxugue as lâminas com pano/papel, pois isso pode danificar o corte.

Troca de lâminas

Lâminas novas permitem um barbear mais suave e confortável, além de ajudar a prevenir cortes e irritações.






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.