Comprar roupas nem sempre é uma tarefa fácil. Precisamos nos encontrar entre os padrões estabelecidos pelas indústrias. Não basta simplesmente escolher entre o tamanho pequeno ou o grande, o comprimento é o fator mais importante na escolha de uma peça. De forma simples “não deve faltar ou sobrar”.

A altura média dos homens brasileiros é 1,70m, todavia, é difícil para a indústria criar vários tamanhos para atender a todos, assim como é difícil encontrar peças que fiquem perfeitas. O grupo que tem maior dificuldade para comprar roupas são àqueles que têm estatura de até 1,70 m, pois normalmente roupas são cortadas para homens com estatura superior.

A grande verdade é que homens mais baixos não precisam se vestir para parecerem altos assim como os muito altos não precisam parecer baixos. Estatura não é como peso, onde podemos aumentá-lo ou diminuí-lo, então o jeito é enaltecê-lo.

De maneira geral, vale a pena EVITAR:

– Listras horizontais (pois achatam visualmente).
– Estampas “grandes”, ou seja, se forem listras, que não sejam muito largas.
– Roupas que “colem” ao corpo.
– Sapatos com solas grossas que o façam parecer “mais alto”.
– Roupas largas.

Em relação à barra da calça, de maneira geral, vale a pena optar por mais ajustadas ao corpo.

Já em relação ao comprimento de camisas ou camisetas, a regra é bem simples, não ultrapassar o “cavalo” da calça, pois o deixará mais baixo:

Invista em roupas sob medida ou as ajuste. Independente da estatura, roupas muito largas não ficam legais em ninguém, então ajustá-las é uma opção fácil e barata hoje em dia, em comparação com roupas sob medida.

Características físicas não te definem, usá-las ao seu favor, sim.

Escrito por Rafael Luiz
28 anos, estudante de engenharia e apaixonado por moda masculina. Traz semanalmente as melhores dicas de moda para o dia-a-dia.