Li uma notícia nessa semana que chamou minha atenção: a Gucci vai realizar o Gucci Connect E-vent, um grande evento virtual transmitindo o desfile de lançamento da sua coleção Primavera/Verão 2011 ao vivo no www.gucciconnect.com, durante a semana de moda de Milão.

A idéia é bacana e democrática. O evento é um dos mais interativos já realizados no mundo da moda. Permitirá que os fãs se inscrevam para assistir o evento no site através de cameras exclusivas e ainda tenham fotos e imagens de sua Webcam exibidas durante o desfile em Milão (benefício exclusivo ao maior grupo de fãs da marca cadastrado para o evento pelo Facebook).

O que é bacana:

1) Você assiste o desfile muito bem colocado, no aconchego da sua casa e através do computador. Os convidados virtuais terão a chance de escolher entre câmeras posicionadas em alguns dos melhores lugares do salão. – Chupa essa manga, Anna Wintour! Abre espaço que nós tamos chegando. – Assistir a estes desfiles em paz permite observar, conhecer e refletir sobre a moda sem ter que aguentar a cara de “isso eu já uso” ou “desprezo” que um monte de pangaré faz pra disfarçar a ignorância. É incrivel como as pessoas até hoje, em 2010, não entendem que desfile de moda é arte e exige abstração! O que fazer, não é mesmo?

2) O fato de exibir imagens do maior grupo de fãs da marca no desfile de Milão sela uma parceria sólida. Os publicitários sabem muito bem o quanto a imagem de uma marca está associada a aspiração e não a realidade de seus consumidores. Inserir imagens do seu consumidor nas campanhas reduz o glamour de uma marca por fazê-la acessível, mas traz identificação, que é algo íntimo e valioso a qualquer ser humano.

O acesso mais fácil aos desfiles só reforça a aproximação entre as coleções e as ruas: uma adoção mais rápida ao dia a dia pelo consumidor e um conhecimento maior dele pela marca.

Por enquanto a Gucci só vai fazer isso com a coleção feminine, mas fica aqui a nossa torcida para que rolem alguns destes por aqui e com moda masculina. Assistir desfile é se antenar e pensar sobre novas posturas, comportamentos e por consequência, looks que vem pela frente. (Atenção, cuecas.)

Boys or girls. Mundo real ou virtual: Mi moda, su moda!






Escrito por Daniel Blum