No mês de Janeiro todo mundo tá nos primeiros passos das resoluções de Ano-novo. Se você está nessa, querendo crescer e conquistar um relacionamento, um emprego novo ou até um cargo melhor, temos algumas dicas básicas para ajudar no resultado.

Comece sendo focado. Crescimento não é algo imediato, que aconteça por decreto. Demanda preparação, experiência e paciência. Por isso respire fundo, meu brother e estude mais, se quiser parecer pronto para o mercado que pretende vencer. Você deve ter conhecimento técnico da sua área de atuação e conhecer o comportamento dos profissionais que serão seus chefes, inclusive estilo de se vestirem, grau de formalidade, etc.

Um bom exemplo dos últimos tempos é o ator Caio Castro. Mesmo já conhecido do público jovem, o cara surpreendeu adultos também em 2010, assumindo com segurança o personagem Edgar na novela “Ti-Ti-Ti”.

Após alguns meses, a gente até esquece que o cara tem relativamente pouca experiência e há apenas 3 anos estava começando a carreira, vencendo um concurso do “Caldeirão do Huck” que valia um papel em “Malhação”.

Ao sair da novelinha adolescente para um papel de gente grande, Caio se preparou: estudou e fez teatro, indispensável para qualquer ator. Além disso assim que ganhou o papel, abandonou o visual de garoto com a parceria da emissora: cortou o cabelo “cacheado bagunçado” e adotou um estilo meio dandy, meio playboy descolado” bem masculino.

Para representar um homem mais velho, Caio utiliza na novela um guarda-roupa cheio de camisas e blasers modernos, que dão um ar mais maduro ao personagem. Aos 21 anos, o ator forma um triângulo amoroso um tanto incomum na dramaturgia com as atrizes Guilhermina Guinle, de 36 anos e Isis Valverde, de 29.

Essa alteração na sua imagem seria impossível com um figurino composto por camisetas e bermudas coloridonas, próximo ao dos adolescentes de “Malhação”. O engraçado é que mesmo fora da telinha o estilo do cara parece mais maduro em momentos informais, usando até camisetas e bermudas mais sóbrias. Resultado: Caio conquistou o respeito do público ainda no início da carreira se mostrando jovem, mas forte, preparado e com vontade de vencer.

Por isso, meu conselho é: se quiser se tornar um chefe ou namorado, comporte-se como tal. É uma forma sutil de mostrar que você está pronto para o passo. Exemplo: Você pode trabalhar de calça jeans e camiseta, bem informal e seu chefe não, porque tem contato direto com clientes. No dia de uma reunião mais formal com o dono da sua empresa ou um cliente, use um Blaser esporte. Aliado a conhecimento técnico, uma roupa bem cortada, limpa e moderna mostra que você também pode ter cuidado e bom gosto em assuntos relacionados a empresa.

Você acha que merece mais dinheiro e responsabilidade? Prove seu potencial e conquiste já.






Escrito por Daniel Blum