Guia do Terno Ideal

Homens que vestem terno diariamente, assim como os que só usam casualmente, precisam ficar atentos aos detalhes que fazem toda a diferença na manutenção e no uso do traje. Para não fazer feio, confira algumas dicas que você precisa saber:

Tamanho certo

O comprimento do paletó deve ser na altura da palma da mão, do braço esticado rente ao corpo. As mangas devem deixar à mostra 1 centímetro do punho da camisa. Não pode ficar justo, nem folgado demais – a medida ideal é que haja a folga de cerca de 4 dedos entre o tórax e o paletó fechado. Nos ombros, também não pode haver sobra.

A calça deve ficar na cintura, e o comprimento certo é na altura do calcanhar, a barra não deve ficar dobrada ou amontoada sobre o sapato.

Guia de como um terno deve ficar no seu corpo

Higienização

O terno não deve ser lavado com frequência, pois o tecido sofre desgastes. O ideal é procurar locais especializados, que façam a limpeza sem utilizar água (lavagem a seco, por exemplo), para evitar a degradação do tecido. Após o uso, é indicado deixar as peças à sombra, em um local arejado. Ao guardar, é importante usar cabides de acrílico ou madeira, ideais para evitar deformações enquanto estiver pendurado.

Regras básicas

O último botão do paletó deve ficar sempre aberto, a não ser que tenha só um botão. Se estiver usando colete, o paletó pode ficar desabotoado. Mas para ocasiões mais formais, melhor fechado.

Preste a atenção na altura da gravata. A ponta da gravata deve ficar na altura do cinto, na cintura. E a cor do acessório deve ser sempre mais escura que a da camisa.

Já o sapato e o cinto precisam ter a mesma tonalidade. O ideal é que terno preto seja usado com sapato e cinto pretos; terno marrom, com sapato e cinto marrons, e para ternos de outras cores, é possível escolher outras opções.

27 regras não ditas sobre ternos que todo homem deveria saber 1.jpg

Tendências

A modelagem slim, mais justa e acinturada, está em alta, mas os modelos tradicionais nunca saem de moda. A largura da gravata deve ser parecida com a largura da lapela, sendo que as lapelas mais largas são mais clássicas, enquanto as mais finas compõem um visual mais moderno.

Para ocasiões menos formais, as camisas coloridas e estampadas dão um ar mais descontraído. Usar paletó com a camisa um pouco aberta e sem gravata é mais despojado, sem deixar de ser elegante. Também é possível usar a camisa abotoada sem gravata, dando preferência aos colarinhos mais estreitos nesse caso.

homem-terno-quartzo-rosa

Dicas por Lavasecco.

Escrito por Guilherme Cury
30 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.