cuidados com calçados como cuidar sapatos limpar limpeza

Depois de comprar sapatos, combiná-los diretinho com a roupa e desfilar por ai, o que mais você deve saber? Como conservá-los, é claro.

E ninguém melhor do que a Titchia Gringa Martha Stewart, a guru dos lares Americanos, de como conservar os seus sapatos!

Antes de usar

– Peça para um sapateiro colocar solas de proteção em sapatos com solas de couro. As peças finas de borracha protegem as solas e evitam que a água penetre pelo couro.

– Mantenha os sapatos de couro e camurça à prova d’água. Sprays de silicone proporcionam uma proteção contra água bem superior. São ideais também para ser usados em botas que devem resistir a esses elementos. Eles tendem a escurecer couros claros e deixam um resíduo oleoso, por isso, em sapatos de couros mais delicados, camurça e tecido, use um spray sem silicone. Remova qualquer sujeira ou poeira dos sapatos antes de aplicar a proteção e deixe-os secar por uma noite.

Manutenção

Não importa o material, limpe e proteja seus sapatos.

Couro: Lustre os calçados de couro a cada três ou quatro vezes que usá-los. Faça o polimento com uma escova de pêlo de cavalo. Depois, passe um pedaço de tecido de algodão. Com o tempo, a cera vai embaçar o brilho dos sapatos e bloquear os poros do couro. Para remover as “camadas”, use um solvente para dissolver manchas à base de óleo. Aplique de acordo com as instruções da embalagem. Após a limpeza, aplique outro spray à prova d’água. Depois que os sapatos secarem, lustre-os mais uma vez.

Camurça: Remova cuidadosamente a sujeira das superfícies dos sapatos usando uma escova de nylon. Com um tecido de algodão, aplique um produto líquido feito especificamente para camurça. Cubra os sapatos completamente. Assim que secarem, use a escova para restaurar a “penugem”.

Couro brilhante: Para mantê-lo limpo e flexível, listre com spray para polir móveis. Se precisar dar um jeitinho rapidamente, você pode restaurar o brilho com um produto para limpar vidro à base de amônia usando um tecido de algodão. Também é válido investir em um limpador de couro brilhante, que não resseca os sapatos.

Mais dicas de manutenção


– Não vista o mesmo sapato em dias consecutivos. A umidade dos seus pés pode danificar o couro e distorcer o formato do sapato. Deixe os sapatos fora por um dia, em local bem ventilado, antes de guardá-los ou usar novamente.

– Mantenha os sapatos livres de poeira, que pode danificar o couro ressecando-o ou deixando-os úmidos. Limpe seu closet a cada quatro meses pelo menos.

– Limpe calçados com barro ou gastos. Use um limpador de couro (produtos à base de óleo deixam resíduo). Você mesma pode tentar tirar algumas manchas, dependendo do tipo ou gravidade. Lencinhos de bebê são ótimos para remover manchas escuras em sapatos de couro. Para manchas à base de água em camurça ou nobuck, use uma borracha tira manchas.

Armazenamento

– Mantenha os sapatos em ambiente seco, livre de poeira e da luz solar direta.

– Use sacos de flanela para acondicionar os sapatos. Evite caixas plásticas, pois elas não deixam o ar circular, o que pode mofar ou ressecar o calçado. Caixas de papelão também não são legais. Elas podem segurar a umidade e permitir que o mofo se prolifere. Alguns sapatos vêm em saquinhos, mas você também pode comprar.

– Use fôrmas de sapato para manter o formato e controlar odores e umidade. Para modelos de couro duro, como sapatos masculinos, use fôrmas de cedro, que absorve naturalmente a umidade e odores desagradáveis. Para sapatos masculinos mais delicados, use fôrma de dedo. Eles são mais apropriados.

– Use fôrmas para evitar que botar de couro e camurça não percam o formato.

Cuidado profissional

– Substitua as solas

Para ver se um sapato precisa de uma nova sola, pressione o centro com o seu dedão. Se sentir que está muito flexível, é hora de visitar um sapateiro. Mas preste atenção no valor do conserto. Às vezes, vale à pena investir em um acessório novo.

– Troque os saltos

Se quebrar um salto (masculino!) ou decidir que quer trocar o visual dos seus sapatos, seu sapateiro pode aumentar ou diminuir a altura do seu sapato. Um sapateiro também pode dar um estilo diferente ao salto.

– Tinja o couro

Este é um bom caminho para dar nova vida aso sapatos velhos. Em geral, você deve tingir com uma cor mais escura. Alguns camurças e couros frágeis não podem ser tingidos.

(via Casa Ig)






Escrito por Erica Hans