Sapato Masculino

O sapato social é uma peça essencial e que deve estar presente no guarda-roupa de todo homem que se preza. Por isso, é importante saber cuidar bem desse calçado para ele durar por mais tempo.

Para isso é preciso ter alguns cuidados com o sapato, confira:

Evite molhar o sapato!

O sapato de couro é diferente de tênis e precisa de um cuidado especial. O calçado nunca deve ser lavado com água abundante, nem pode ficar de molho. Os produtos químicos, como detergente, sabão ou desinfetantes podem estragar o couro.

Por isso, deve ser feita apenas uma higienização no sapato, economizando na água. É interessante passar um pano úmido com sabão neutro.

Caso o sapato fique molhado (por chuva por exemplo), deixe que ele seque naturalmente, na sombra, até a água evaporar por completo, evitando usar sacador de cabelo e, muito menos, máquina de secar.

A hidratação do couro é importante.

Para manter o aspecto de “novo”, você pode fazer uma hidratação esporádica no sapato. Essa hidratação deve ser feita com hidratantes específicos para calçados (que podem ser encontrados em lojas ou sapatarias). Alguns hidratantes corporais neutros também funcionam.

Para fazer essa hidratação, tenha certeza de que o sapato está completamente limpo.

hidratando-sapato

Não esqueça de polir o sapato.

O polimento do sapato pode ser feito com cera ou creme polidor, usando um pano e fazendo movimentos circulares, espalhando o produto pelo sapato. Após a aplicação do produto polidor, você pode passar uma escova de cordas macias para dar um brilho a mais.

Caso não tenha a escova de cordas macias, é possível passar uma flanela.

O importante é que o sapato esteja limpo e sem nenhum outro tipo de produto nele. Faça a hidratação antes de polir, mas espere o produto secar completamente.

polishing-shoe

Guarde o sapato em um local arejado.

O sapato de couro precisa de um cuidado especial na hora de ser guardado. O couro precisa “respirar”, principalmente depois de um dia inteiro em contato com os pés. Por isso é interessante deixar o sapato em um local arejado e ventilado.

Nunca deixe seu sapato no sol, ou em lugar muito quente, pois isso pode deformar o couro. Evite deixar o sapato nos banheiros ou em locais muito úmidos.

Uma dica importante é guardar o sapato com um jornal dentro dele (estilo aquelas folhas que ficam dentro do sapato quando ele é novo). Isso serve para evitar que ele fique deformado. Existem algumas formas de madeira que servem somente para isso, mas um jornal amassado já pode ajudar.

cuidado-sapato

Lembre-se da higienização dos pés.

Além de cuidar do calçado, é interessante também cuidar da higienização dos seus pés, para conservar o sapato e evitar os odores (o famoso chulé). Para isso é preciso ter certeza de que seus pés estão limpos e sem suor.

Em alguns casos, é interessante utilizar algum tipo de hidratante para os pés e, principalmente, algum pó ou spray específico para evitar os odores. Isso é importante pois alguns sapatos têm pouca ventilação, fazendo com que fiquem mais propensos a terem odores ruins, fazendo os pés suarem mais.

Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.