camisa-camiseta-xadrez

Você já deve ter reparado que existem diferentes tipos de estampas xadrez.

Conheça os principais modelos de xadrez e os diferenciais de cada um:

Tartan Escocês

tartan

O “Tartan” tem origem nas padronagens utilizadas nas roupas dos escoceses. Cada tipo de padrão era referente a um clã escocês, distinguindo uns dos outros.

Prince of Wales

prince-of-wales-plaid

Também é uma padronagem originada na Escócia, foi disseminada na Inglaterra pelo então Príncipe de Gales (por isso leva o nome de “Prince of Wales”).

Buffalo

buffalo-plaid-shirt

É a clássica estampa dos “lenhadores”, marcada por duas cores e listras mais grossas. Diz a lenda que ela recebeu esse apelido porque os índios trocavam couro de búfalo por esse tecido.

Madras

madras-xadrez

Um padrão de Xadrez sempre usado em tecidos mais leves e marcado por linhas coloridas.

Argyle

argyle-plaid

O padrão “argyle” traz losangos transpassado por listras, geralmente, em cores contrastantes. É comumente usado em suéteres e cardigãs.

Vichy

vichy-xadrez

De quadradinhos coloridos e miúdos, esse xadrez foi muito usado na década de 50. A estampa tem sua origem na cidade de Vichy, na França, onde era usada em tecidos leves de algodão para aventais e camisas.

Burberry

burberry-xadrez

Essa foi uma padronagem criada pela grife Burberry que ficou famosa mundialmente, principalmente no revestimento interno dos seus casacos. Hoje é uma identidade da marca.

Escrito por Guilherme Cury
30 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.