A cada novela, filme, programa ou mini série, o figurino é uma parte essencial do planejamento. Em obras que se passam em tempos atuais, o figurino tem a função de traduzir a personalidade e o temperamento dos personagens, assim como as mudanças ao longo da trama (quem é vilão e passa a ser o mocinho e vice-versa). Existem profissionais específicos dentro da área de moda que trabalham exclusivamente com figurinos para publicidade, TV e filmes, e até cursos de nível superior voltados para figurino e cenografia. Engana-se quem pensa que é uma área pequena e menos importante que outras – existe muito estudo de história, antropologia cultural, personal stylist, improviso (principalmente em companhias de teatro) e, claro, noções de corte e costura. Em estúdios de TV, o acervo é enorme, devido a tantas e tantas obras, eles reaproveitam o figurino, além de alguns estúdios terem a própria fábrica para confeccionarem o que for difícil de achar, além de fazer ajustes para cada ator / atriz. As imagens abaixo são do Projac, onde são gravadas as novelas e programas da Rede Globo aqui no Rio de Janeiro. Ele conta com uma acervo gigante, sonho de qualquer figurinista, além de serem separados por épocas, gêneros, tipos de peça, etc.

Lá só podem ser fotografadas peças e partes que não estão sendo usadas nos trabalhos atuais da emissora, mas com o que conseguimos, já se tem uma ideia do submundo que é o trabalho de um figurinista da Globo.

Se interessou pelo assunto? Procure cursos de extensão ou cursos livres de figurinista em sua cidade e comece a descobrir essa área!






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.