A estampa floral sempre foi associada a roupa Havaiana, mas a moda masculina hoje vem resgatando e recriando tendências e, com isso, a estampa floral reapareceu forte e sofisticada (como já vimos por aqui). Estas estampas foram criadas pelo comerciante inglês Arthur Lasenby Liberty, fundador da Liberty & Co. Em 1859 ele foi aprendiz de um comerciante de tecidos e trabalhou na Farmer & Rogers, especializada em moda feminina. A Liberty & Co. inicialmente criou uma mistura eclética de estilos populares, mas passou a desenvolver um estilo fundamentalmente diferente intimamente ligada ao movimento estético da década de 1890, o Art Nouveau (a “nova arte”). A empresa se tornou sinônimo deste novo estilo na Itália.

Mesmo que alguns homens possam afirmar que usar roupas retratando flores delicadas é uma espécie de ameaça à masculinidade, atitude, confiança e um sorriso superam estas barreiras.

Como são estampas muito chamativas, ficam ótimas combinadas com peças neutras, para não ofuscar as cores da estampa. São capazes de criar looks casuais ou informais, sem deixar de serem ousadas.

Mas elas não se limitam somente a camisas, mas também podem ser usadas em calças, gravatas e até mesmo detalhes como golas ou lenços.

Pode parecer difícil criar combinações com este tipo de estampa, mas como regra geral, use a cor de fundo como referencia para combinar.

O verão esta aí como uma oportunidade perfeita para ousar com estampas florais.






Escrito por Rafael Luiz
28 anos, estudante de engenharia e apaixonado por moda masculina. Traz semanalmente as melhores dicas de moda para o dia-a-dia.