Está comprovado que a pratica de exercícios físicos trazem benefícios a saúde como melhorias na resposta da insulina à sobrecarga de glicose e na sensibilidade à insulina, menor probabilidade de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, aumento da resistência física, auxilia no reforço da imunidade, melhora no psicológico entre outros. Porém temos que reconhecer que indivíduos que aderem a programas regulares de exercícios com pesos têm maior preocupação estética, que se resume ao aumento da força e massa musculares. Diante disso vemos no mercado o lançamento de vários suplementos e dietas com promessas de resultados rápidos aos praticantes de exercícios. Mas até aonde isso é verdade e mito?

Nessa matéria iremos passar algumas informações e dicas de modo a alcançar objetivos de forma correta e sem prejudicar a saúde. Essa resposta de como ganhar massa rapidamente não tem como ser especifica e definitiva, até por que cada pessoa possui um organismo, metabolismo diferente e com isso a resposta não será no mesmo tempo e igual para todas as pessoas. Agora claro que com rigor, disciplina, é possível sim, adiantar alguns processos melhorando e acelerando resultados, lembrando que para manter o que foi adquirido é necessário manter o compromisso com exercício, boa alimentação e para tudo há um limite. O grande perigo se apresenta quando a massa vem e junto com ela a obsessão por mais e mais e com isso sem pensar o praticante de exercício faz uso de artifícios perigosos para cada vez conseguir um corpo mais volumoso.

Na parte do treinamento da atividade física nas academia, o melhor é procurar um local onde tenha um personal trainer ou um educador físico para estudar contigo o treinamento mais apropriado para seu corpo e objetivos particular. É conhecido que o correto é focar em exercícios compostos e de forma infrequente, ou seja, um dia trabalha alguns músculos, outro dia outras partes do corpo e de preferência na sequencia e ritmos corretos, nada de desesperadamente querer fazer tudo de uma só vez, ao invés de receber benefícios trará prejuízos.

Agora no que diz respeito a alimentação o ideal é o que já citamos aqui: uma alimentação balanceada, especifica para o individuo, de acordo com seu gasto energético e que contribuam para o estimulo do organismo a aumentar, corrigir processos contribuindo para intensificar o ganho de massa, sendo ela bem adquirida, não perdida facilmente.
Para um praticante de atividade física com o objetivo de ganho de massa muscular o primeiro passo é nunca deixar de fora o bom consumo de carboidratos, a combinação de carboidratos e proteínas são perfeitas para o aumento muscular.

Sempre oferte na alimentação o ovo, pois é o alimento com alto valor biológico.

Consuma iogurte tem aminoácidos essenciais em altas porcentagem, principalmente as versões com frutas.

O salmão também é um grande aliado por ser altamente proteico, tem grandes quantidades de ômega 3, uma gordura que ajuda na recuperação da massa muscular, fora outros benefícios.

Como todos já sabem a carne vermelha também não pode faltar.

Azeita de oliva, amêndoas que fornecem energia e são remédios para a massa muscular.

Atenção a ingestão de água, ao se exercitar, a perda aumenta. Por isso, beba água antes, durante e depois do exercício e antes de sentir a boca seca, pois quando isso acontece seus músculos já estão sofrendo a falta de água.

Indicamos o café em quantidades ideais sem exageros para estimulo e “gás” na pratica do exercício.

E uma dica final: Procure se alimentar no máximo 30 minutos após o treino. Nesse intervalo os nutrientes são usados para a reposição, no fígado e nos músculos, do glicogênio, um tipo de carboidrato usado como fonte de energia para o crescimento muscular, mas que não é depositado sob a forma de gordura. Isso significa que aquilo que você ingerir meia hora após os exercícios não vai se transformar em calorias extras.

Isso claro que não é tudo pessoal, como sabemos o ideal é procurar profissional que o avalie e lhe apresente um cronograma ideal para suas metas e seu organismo, mas as dicas acima já dão uma noção e estimulo a galera que pretende ganhar massa.






Escrito por Ricardo Freire