O fim de semana está chegando e nada melhor do que um bom churrasquinho para reunir os amigos, não?

E para você que ainda tem receio na hora de ser o “churrasqueiro da vez”, aqui estão algumas dicas para um churrasco perfeito.

Calculando a quantidade certa de carne

Sempre acontece de faltar ou sobrar carne. O ideal é sempre sobrar um pouquinho ou realmente acabar toda a carne, mas com todos os convidados satisfeitos. Mas para não acontecer de sobrar muita carne ou faltar, você precisa saber se a maioria dos convidados são homens, mulheres ou crianças.

Adultos:
Certos adultos comem pouco, enquanto outros podem consumir até 1 kg de carne. Para não errar, calcule uma média de 500g por adulto. Desse total, 150g podem ser de linguiça, 50g de frango e o restante de carne vermelha: picanha, maminha, alcatra ou outras de sua preferência.

Crianças:
Até os 7 anos, elas costumam comer uma média de 150g. Entre 7 e 10 anos, consomem 250g. A partir dos 10 anos de idade, conte como se fosse um adulto.

Preparando o churrasco

Lembre-se que o fogo da churrasqueira deve ser aceso 30 minutos antes de você começar o churrasco. Coloque a carne somente quando o carvão estiver em ponto de brasa.

A carne deve ser temperada da seguinte forma:

Espalhe sal grosso na carne e na gordura, mas bata o excesso. Isso deve ser feito 5 minutos antes do churrasco. Nada de salgar na noite anterior, senão o sal suga os líquidos da carne e a deixa totalmente dura e seca.

Para quem gosta de um tempero mais forte, o chimichurri pode ser uma ótima opção:

O chimichurri é um molho à base de cebola, alho, salsa, cebolinha, orégano, mostarda, louro e pimentão. Você pode encontrar o tempero já pronto para comprar na maioria dos mercados.

Faça o churrasco

Com o fogo já aceso, a carne temperada, é só colocar as carnes no espeto e/ou na grelha.

Mantenha a gordura. Apesar de muitos não gostarem da gordura, lembre-se que é importante mantê-la durante o churrasco, de preferência virada para cima para que ela derreta penetrando na carne e deixando-a macia.

Cuide das carnes e lembre-se de virá-las sempre. É fácil ficar distraído durante o churrasco e esquecer as carnes na churrasqueira. Tente ficar atento. Quando a parte de baixo estiver dourada, é hora de virar a gordura/outro lado da carne para o fogo.

Não fure a carne ao virá-la. Qualquer incisão e os sucos da carne escorrem ainda mais e a carne tende a ficar mais seca e dura. Use um pegador e não o garfo.

E, por fim, quando todas as carnes estiverem ao ponto desejado, é só servir da forma que você ou os convidados preferirem. O que não falha é cortar as carnes vermelhas em tiras finas, a linguiça em rodelas e o frango em pedaços inteiros.

Bom churrasco!






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.