Fazer uso das palavras do título acima não paga imposto, nos deixa mais felizes, faz bem para a saúde e nunca saem de moda. Ufa!

Uma pessoa não é o que ela veste, não é o que ela consome e muito menos quanto ela tem no banco. Estes atributos podem fazê-la trilhardária, mas ela será sempre cafona caso não tenha educação.

Ok, ninguém é obrigado a ser simpático, mas todo mundo que conviva em sociedade é obrigado a ter educação. Caso você discorde disso, recomendo que alugue uma caverna bem distante da civilização e more sozinho.

Ser educado favorece a convivência em diversos lugares ou situações.

No trânsito: Todo mundo vive apressado ou atrasado, mas dar passagem para quem precisa, respeitar os pedestres/ciclistas e não ocupar 2 vagas em lugares públicos ou estacionamentos favorece à todos. Já o motorista que acelera quando vê alguém atravessando a rua ou usa o acostamento das estradas quando está trânsito, além de mal educado, é babaca.

No trabalho: A convivência em grupo com pessoas de diferentes personalidades é uma delícia, mas as vezes pode se tornar desagradável (a ponto de você se imaginar lhe aplicando um hadouken ou um pescotapa) quando ela te dá bronca em público, fala com você em tom blasé/irônico ou come a sua marmita da geladeira- juro, isso existe. Sempre vale lembrar, “Trate os outros da maneira que gostaria de ser tratado”.

Na casa de amigos ou conhecidos: É claro que você possui total liberdade para agir como quiser com quem você tem intimidade, porém, o tal do bom senso é sempre bem vindo quando não se está na sua própria casa. Sujou algo? Ajude a limpar. Está ficando tarde e o dono da casa começou a bocejar? Se toque e vá embora (ou pergunte de vez se pode dormir no sofá, mas não fique enrolando dando “tchau” mil vezes) e, obviamente, não faça visitas surpresas, quem aparece sem avisar é o Mestre dos Magos. Ligue antes e pergunte se é ok fazer a tal visita.

Vale para todos os lugares: Não fure fila, apague as luzes antes de sair dos ambientes, olhe para a pessoa enquanto fala com ela e, pelo amor de Deus, evite ficar mexendo o tempo todo no celular quando estiver com alguém sentado na mesma mesa que você. É claro que vale dar uma olhadinha rápida nas mensagens, facebook, instagram, twitter… mas evite parecer um autista digital.

Este post não é pra cagar regras (ops, quase fui mal educado) dizer como você deva se comportar. Talvez seja só pra você colar o link no mural de que já foi mal educado com você… não, espera, tô brincando. Enfim, é só pra dizer que ser educado é legal, cara! Se for educação seguida de um sorriso, nossa!!! É FANTÁSTICO e até justifica os 3 pontos de exclamação e a caixa alta desta última frase.






Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.