Já pensou em compartilhar conhecimento em troca de… conhecimento? É nisso que pensa uma parte da geração atual de jovens que visa, muito mais que títulos acadêmicos e cargos corporativos, experiências e troca de conhecimento. Nós já falamos sobre a geração Y e como o prazer proporcionado através de troca de experiências, por vezes, vem em primeiro lugar na lista de objetivos dessas pessoas. Foi pesquisando sobre isso, que descobri um projeto bem inovador que tem como a base essa troca entre pessoas, e ele se chama Bliive.

Ele funciona como um rodízio: quando você doa conhecimento ou proporciona uma experiência a alguém, você recebe o chamado “TimeMoney”, uma moeda que você troca como quiser: basta olhar no site as experiências que você pode ter dentro daquele universo de pessoas que também estão dispostas a compartilhar. Pode ser qualquer coisa: uma aula de violão, dicas de como pintar quadro, aprender uma nova receita, aula de dança, prática de algum esporte ou até mesmo uma ajuda na mudança da sua casa, como proposto no vídeo:

Muito mais que aprender aquilo que você sempre teve vontade, mas nunca teve tempo ou mesmo aquilo que nunca pensou em fazer, mas que pode acabar descobrindo como hobbie, você conhece gente nova (de carne e osso, e não online), e reforça relações que às vezes se perdem com o tempo: a relação de gente, de humano, de troca. (Aliás, a relação de troca sempre esteve presente desde a pré história). O site só aceita pessoas convidadas por outras, o que significa que eles têm uma preocupação com a qualidade dos usuários, mas você pode se cadastrar na lista de espera no site.

Projetos como esse reforçam as relações humanas e pode ser uma válvula de escape num mundo cada vez mais individualista e competitivo.

Porque compartilhar está na moda!






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.