Aqui estou eu de novo, Bruno Frika, para mais uma coluna semanal sobre música. A matéria da semana passada foi sobre o novo clipe da Kylie Minogue, já viram? Nessa semana, o tema liga música a cinema.

Desde 2008 os cinemas tremem com a febre da saga Crepúsculo (Twilight). Todo mundo – ou quase – já conhece a história da menina Bella presa entre os amores do vampiro Edward e o lobisomem Jacob. A série de filmes é baseada nos romances da escritora Stephanie Meyer, e lançou Kristen Stewart (Bella) e Robert Pattinson (Edward) ao estrelato de Hollywood. Robert virou queridinho das meninas e Kristen virou uma suposta bad-girl da indústria cinematográfica americana.

Pôster não-oficial de Eclipse

Pôster não-oficial de Eclipse

Mas como o assunto dessa coluna é música, falemos das trilhas sonoras. Mais especificamente da trilha de Eclipse, terceiro filme da saga. Ele ainda não estreou nos cinemas, mas as músicas do filme já estão sendo bastante comentadas inclusive por não-fãs dos filmes. Por se tratar de um romance voltado aos adolescentes, o preconceito em torno da marca Twilight cresce a cada notícia e capa de revista com Pattinson. As trilhas sonoras fazem o caminho inverso.

No primeiro filme, as músicas ficaram por conta de artistas diversos – desde bandas que fazem parte do universo dos fãs adolescentes como Paramore e Linkin Park até bandas mais moderninhas e descoladas como Muse, The Black Ghosts e Blue Foundation. Os produtores da trilha provavelmente ficaram surpresos ao descobrir que muitos não-fãs dos filmes estavam comentando a trilha, e justamente por essas últimas bandas.

Apostando na idéia de chamar bandas indies e menos populares entre os adolescentes, o segundo filme (Lua Nova) teve como tema principal uma faixa da banda indie Death Cab For Cutie, além de faixas de Thom Yorke (vocalista do Radiohead), Lykke Li (cantora indie sueca), Editors, Ok Go, Grizzly Bear e Black Rebel Motorcycle Club. Mais uma vez, o filme foi sucesso entre um público e a trilha entre outro.

Com o terceiro filme, Eclipse, os produtores da trilha-sonora foram ainda mais longe. A tracklist é recheada de artistas indies e praticamente desconhecidos na parte comercial da indústria fonográfica. Confira:

Eclipse

01. Metric – Eclipse (All Yours)
02. Muse – Neutron Star Collision (Love Is Forever)
03. The Bravery – Ours
04. Florence + The Machine – Heavy In Your Arms
05. Sia – My Love
06. Fanfarlo – Atlas
07. The Black Keys – Chop And Change
08. The Dead Weather – Rolling In On A Burning Tire
09. Beck and Bat For Lashes – Let’s Get Lost
10. Vampire Weekend – Jonathan Low
11. UNKLE – With You in My Head (feat. The Black Angels)
12. Eastern Conference Champions – A Million Miles an Hour
13. Band Of Horses – Life on Earth
14. Cee Lo Green – What Part of Forever
15. Howard Shore – Jacob’s Theme

Impressionantemente, todos os artistas da trilha produziram as faixas especialmente para o filme e elas vieram todas no clima soturno, melancólico e romântico dos filmes. Ou seja, foram feitas para tentar agradar os fãs das bandas e dos filmes ao mesmo tempo. Ouça o tema composto pela banda Muse:

O filme será um sucesso de bilheteria, isso é indiscutível. Só resta saber como será a aceitação da trilha sonora, tanto pelos fãs dos filmes que desconhecem as bandas quanto pelos fãs das bandas que não curtem os filmes.

Para mais informações: Eclipse Soundtrack Official Website






Escrito por Moda para Homens
O Moda Para Homens é o maior blog de moda masculina do país. O nosso objetivo é mostrar que homem também tem que ter estilo.