destaque-barba-confiabilidade

Uma pesquisa italiana testou o efeito da barba no sucesso de vendedores de vários tipos de produtos. E os resultados revelaram que, na maioria dos casos, os barbudos são vistos como mais dignos de confiança do que os rapazes com o rosto lisinho (vendendo produtos como celulares e creme dental, por exemplo). Eles só são menos cotados quando o produto anunciado é cueca. Nesse nicho, os galãs bem barbeados são líderes na preferência do consumidor.

As implicações dessa descoberta, dizem os pesquisadores, podem ir bem além do mercado de publicidade. Eles avaliam que, por exemplo, políticos poderiam se dar bem ao esquecerem do barbeador por uns tempos:  “A presença da barba no rosto de candidatos poderia aumentar seu carismaconfiabilidade e, acima de tudo, sua experiência na percepção dos eleitores, com efeitos positivos nas intenções de voto”, apontam.

Importante: os pesquisadores analisaram apenas o efeito das barbas curtas e bem aparadas. Não dá pra fazer cosplay de ZZ Top e esperar que as pessoas confiem mais em você.

Via Superinteressante.






Escrito por Erica Hans