Couro

Se você têm peças de couro no seu guarda-roupa, já deve ter percebido que muitas vezes elas ficam com algumas manchas de mofo com o tempo. Isso acontece porque o couro absorve suor e vestígios de células (tecidos da pele) e quando a peça é guardada em um ambiente pouco ventilado (como o armário), o mofo se desenvolve naturalmente.

Para eliminar o mofo, primeiramente limpe bem a peça mofada com uma escova e/ou um pano úmido e coloque em seguida para secar completamente em uma área aberta com exposição ao sol. Não deixe mais do que o necessário, já que o sol pode ressecar o couro. Entretanto, caso o couro seja “cru”, isso é, sem revestimento ou tingimento, o sol deve ser evitado, pois, provoca o surgimento de manchas.

Estando seco, passe graxa incolor – daquelas utilizadas em calçados – para hidratar o couro. Finalize com um leve polimento com flanela bem seca, se for o caso, para resgatar-lhe o brilho.

Lembre-se: Você não deve utilizar produtos tipo álcool ou detergente, que podem danificar de forma definitiva o seu objeto ou peça de couro.

Uma forma de evitar o mofo é manter a sua peça de couro sempre limpa e bem cuidada, passando graxa e flanela periodicamente e evitando guardar em locais abafados ou sem ventilação.

Fonte: Como Fazer Você Mesmo.






Escrito por Guilherme Cury
29 anos, taurino, blogueiro e músico nas horas vagas. Criou o MPH há 7 anos com o objetivo de trazer as principais novidades do universo da moda masculina para o homem que se importa com o que veste.