A marca começou em 1908, o modelo mais vendido mundialmente continua sendo o tradicional Chuck Taylor (seja na versão de cano baixo ou alto) e as suas diferentes versões deixam os fãs ansiosos pelos futuros lançamentos. Não preciso nem citar a estrela para você saber que estou falando do All Star, o tênis da Converse que todo mundo já teve ao menos 1 par.

Um dos meus favoritos era feito apenas de cadarços, como se fosse uma trama de fios entrelaçados e o achei na loja Doc Dog da rua Augusta. Os usei até que ficassem parecendo um par de meias largas de lã, já quase sem sola. Infelizmente tive que jogá-los e atualmente curto usar o do lado direito da foto, by Alexandre Herchcovitch. O considero uma bota, pois o falso solado grosso na verdade deixa o seu pé bem fundo no calçado, que apesar de não parecer, é super leve (sim, o segredo é o material feito de lona e um fundo fofo e confortável quando você pisa). Para você ter uma noção do seu formato e tamanho, coloquei um normal de cano alto do seu lado esquerdo.

Este não vai ser um texto sobre a história da marca, que teve a sua primeira fábrica em Massachusetts, E.U.A, e blá-blá-blá. Para isso, você tem o Google caso queira se aprofundar na pesquisa ;)

Prefiro mostrar o lado criativo que a empresa usa para divulgar a sua imagem, aliás, o que achou da obra acima feita com Lego?

Vamos pular direto para a parte divertida, alguns passos além do que você já possa ter visto por aí. Para isso, selecionei alguns modelos que podem parecer ousados, mas nos mostram o quanto podemos viajar caminhando por aí:


Esquerda: modelo feito apenas para o Japão. Direita: Speciality Hi.


Esquerda: modelo que imita flanela xadrez. Direita: Ox Vintage.


Esquerda: modelo by Offspring. Direita: Specialiyt Sock Hi.


Esquerda: modelo Converse New Slip. Direita: Slouchy Hi.

Esquerda: modelo Slim Hi. Direita: Tape Wrap Ox.

Se você não achou os modelos acima tão diferentes, pode ser que se interesse nos das imagens abaixo, afinal, a equipe de design que os desenhou teve muita liberdade de criação:

Esquerda: modelo Sprint Grip. Direita: Jack Pursell Boat Shoes.

Modelo: O Converse Moonwalk certamente merece esta tripla foto de destaque, ele foi idealizado recentemente por Loren Kulesusem em homenagem à Michael Jackson, mas por enquanto não está disponível para vendas.

Se para você um tênis também pode parecer uma obra de arte, dá uma olhada nesta edição especial feita pela poderosa marca italiana Missoni, sempre envolvida com projetos inovadores, como fragrâncias e até uma rede de hotéis.


E que tal fazer a sua própria obra de arte, assim como o top ilustrador Filipe Jardim, em uma edição especial para a Converse?

Como você pode perceber, aliar-se a outras marcas, artistas e conceitos, sempre se renovando e inspirando, pode ser a receita de sucesso para uma longa caminhada, fazendo a cabeça de diversos estilos, como o rocker, básico, geek, moderninho, esportista e até social.

Terno e gravata, por exemplo, eu só uso se for com tênis, pode parecer absurdo, mas não consigo (e não quero) usar sapato ou sapatênis. E pela foto acima, as gerações mais novas concordam comigo.

Qual o seu All Star favorito? Enquanto pensa, assista ao clipe de comemoração de 100 anos da marca, ele não é recente, mas ainda mostra o poder e talento do tênis da estrela.






Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.