Dicas

Felizmente nos últimos anos, a preocupação com os cuidados pessoais aumentou de forma muito significativa entre os homens, desde a maneira de se vestir até ao uso de produtos para cuidados e higiene pessoais que antes evitados. Entretanto, algumas situações fogem ao nosso controle. Uma delas, talvez a mais frustrante, é colocar aquela bela camisa, passar o melhor perfume e quando chega ao trabalho, está aquela mancha de suor debaixo do braço. Frustante!

Apesar de incômodo, o suor tem uma tarefa importante: regular a temperatura do corpo. Logo, é uma reação natural do corpo para adaptá-lo a alguma mudança ocorrida. Contudo, algumas dicas podem amenizar estas situações:

Preste atenção naquilo que você come

Alimentos como pimenta e mostarda são termogênicos (aceleram o metabolismo, logo aumenta aa queima calórica). Nesse processo, eles aumentam a frequência cardíaca e, por consequência, a sudorese.

Dê maior atenção ao seu banho

O suor em si não é desagradável, pois não possui nenhum cheiro. O odor é causado pelas bactérias não eliminadas durante o banho, além de ser fundamental eliminar toda a água do seu corpo após o banho pois ela cria um ambiente propício para a proliferação de bactérias. Água muito quente é uma vilã, pois estimula o trabalho das glândulas sudoríparas e aumenta a temperatura do corpo. O uso de um antitranspirante logo após o banho é recomendado pois ele retarda a ação das glândulas. O antitranspirante contém substâncias derivadas de metais que retardam a ação das glândulas sudoríparas, reduzindo a produção de suor, o que é bem diferente de um desodorante, pois ele tem a função de reduzir o odor.

Buscar orientação médica é recomendada em alguns casos, como pessoas que soam em excesso nas mãos, onde um dos tratamentos utilizados é a aplicação de toxina botulínica (botox), apesar de não ser um método definitivo (existe um método que anula de forma definitiva a ação das glândulas sudoríparas, contudo este método elimina a ação de todas as glândulas, o que alguns profissionais veem como exagero).






Escrito por Rafael Luiz
28 anos, estudante de engenharia e apaixonado por moda masculina. Traz semanalmente as melhores dicas de moda para o dia-a-dia.