Eu não sei quanto a vocês, mas eu comemoro a Páscoa o ano inteiro, todo dia tem que ter chocolate e os meus favoritos são meio-amargo ou com alto teor de cacau, quanto mais melhor! Na ausência destes, pode ser qualquer outro mesmo, assim como o Slot, eu adoro chocolaaaaaaaaaaate.

O que acaba intensificando o consumo nesta época do ano é o fato de abrir o armário para pegar uma barra de cereal e acabar só enxergando os brilhantes Ovos de Páscoa, embrulhados naquele papel laminado indecentemente chamativo. Impossível resistir!

Eu já li inúmeras pesquisas e os dermatologistas e cientistas parecem não entrar num consenso sobre o fato do chocolate causar ou não espinhas. Por via das dúvidas, manter alguns cuidados diários ajuda a manter a pele saudável e facilita enfrentarmos o espelho dentro do elevador, afinal, aquela luz costuma cruel.

Vou dar algumas dicas práticas e citar alguns produtos e marcas que acho bacana.

Para fazer a barba

– Sempre use lâminas novas, após 4 ou 5 vezes de uso elas se tornam pouco afiadas e podem ferir a sua pele.
– Se puder, faça sauna antes, isso vai ajudar a abrir os seus poros. Se não for possível, faça compressa com uma toalha umidecida em água morna ou até mesmo durante o banho. Dica: passe sabonete no espelho, assim, ele não embaça tanto.
– Algumas marcas oferecem versões de lâminas próprias para peles sensíveis. A fina faixa de cor azul ou verde possui ingredientes lubrificantes, é por isso que prometem um deslizar mais suave.
– Lave muito bem o rosto e pescoço antes de começar a se barbear, não queremos que impurezas entrem em contato com camadas mais profundas da pele enquanto você se barbeia.
– Use pós barba sem álcool, isso evita que a pele resseque.

Esfoliação semanal

– O mercado atual oferece inúmeros produtos para as peles masculinas, uma boa opção é o esfoliante da linha Lancôme Man.
– Você não precisa usar produtos caros, a esfoliação pode ser feita com açucar e creme hidratante, basta fazer uma mistura homogênea e aplicar com suaves movimentos circulares em toda a pele, inclusive do corpo. Se a sua pele for muito oleosa, faça a mistura com açucar e mel. Depois, é só enxaguar abundantemente. Isso vai ajudar a remover as células mortas e também a deixar a sua pele mais lisa, com a cor uniforme e livre de pelos encravados. Recomenda-se fazer este processo 1 ou 2 vezes por semana.

Limpeza facial

– Escolha produtos adequados para o seu tipo de pele: seca, sensível, com acne, oleosa, normal ou mista.
– Eu recomendo o sabonete líquido Pure Zone, da L’oreal ou o gel de limpeza Cleanance, da Avène. Ambos controlam a oleosidade da pele e limpam profundamente os poros.
– Evite usar água quente para lavar o rosto, o ideal é usar água fria.
– Caso você costume usar maquiagem, como atores ou alguns músicos, use demaquilantes e jamais durma com a pele sem limpá-la muito bem. Isso vai evitar que os seus poros fiquem entupidos.

Espinhas ou cravos

– Manter a pele sempre limpa ajuda a evitar o aparecimento de cravos. Procure lavar o rosto ao menos 2 vezes por dia, acrescente este hábito após o almoço e no final da tarde. Se a sua pele for muito seca, não precisa usar sabonete, apenas água é o suficiente nestes dois momentos.
– Você já deve ter ouvido isso, mas sempre é bom lembrar: não esprema ou cutuque as espinhas, afinal, elas são vermelhas justamente por estarem inflamadas.
– Se você tem muitos cravos, peça referências e consulte boas esteticistas para fazer limpeza de pele.


– Procure usar secativos, eu recomendo o da La Roche Posay. Por incrível que pareça, em apenas 2 dias de aplicações a espinha costuma desaparecer.
– E obviamente, sempre consulte um dermatologista.

Para terminar, use diariamente protetor solar! Aplique de manhã, com a pele limpa e após o almoço. Eu gosto muito do Senskin, da Dermage, que possui hidratante em sua composição e ainda ajuda a controlar a oleosidade da pele.

Como sempre, escolha produtos e práticas que melhor se adequem a você e ao seu bolso, o importante é se cuidar. Lembre-se que para ter uma pele bonita e hidratada o melhor produto é a água, procure ingerir ao menos 2 litros por dia.

Eu não coloquei o preço dos produtos, pois alguns valores costumam ocilar de região para região. Mas se você ficou interessado em algum dos produtos, o Google está aí pra isso. Espero que as dicas sejam úteis e que você ainda tenha Ovos de Páscoa na sua casa ;)






Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.