O post tem este nome, pois eu já aviso, ele vai ser longo, com bastante texto e, espero, ter boas referências para você realmente passar a entender do assunto quando te perguntarem por que está usando óculos retrô, suéter de lã com losangos, calça social, camiseta pólo, gravata borboleta, boina ou qualquer outra peça que remeta ao estilo. Sendo assim, se você quiser experimentar o figurino, mostre que dentro dele existe um pouco de conteúdo ;)

Lembro de ter entrevistado há um tempo o cineasta Matheus Souza, diretor da série Vendemos Cadeiras, que retrata muito bem este universo. Para quem nunca assistiu, ela é transmitida no canal Multishow. Ele me disse que “Ser Nerd está na moda, e isso é muito chato. Primeiro que vários “não nerds” vão vestidos de “nerds descolados” pra balada e pegam todas as garotas que os “nerds de verdade” são apaixonados. Segundo, que me chateia um pouco ver o nerd sendo retratado na mídia de uma forma equivocada, várias vezes deixando claro que estão falando sobre a temática só porque está na moda.”

E parece estar na moda mesmo, nesta sexta-feira, dia 17 de dezembro, vai rolar O Dia do Amor Nerd, uma passeata que sairá da avenida Paulista e caminhará até o Parque do Ibirapuera, terminando num piquenique (ou geeknique?). Resolvi pesquisar e descobri que também existe o Dia do Orgulho Nerd, Geek e da Toalha, comemorado no dia 25 de maio, mesmo dia da estréia de Star Wars em 1977 nos E.U.A.  Mas por que Orgulho da Toalha? Depois de mais pesquisa, vi que é uma homenagem ao best-seller O Guia do Mochileiro das Galáxias, livro cultuado pela cultura nerd mundial.

A toalha seria um símbolo importante na vida de um mochileiro, que sempre estaria preparado para uma invasão alienígena, deste que tivesse uma em sua mochila. O sucesso rendeu mais 4 livros da mesma série, todos escritos pelo britânico Douglas Adams.

Só para explicar: tentei deixar o post mais interessante com algumas imagens de laptops customizados. Seja nerd ou não, é bem provável que você seja apaixonado pela Apple, do geek Steve Jobs. Falando em computadores, já assistiu A Rede Social, sobre os jovens criadores do facebook? Preciso dizer que eles também são nerds?

Como você pode perceber, este estilo ganha cada vez mais espaço e charme nos guarda-roupas, inclusive, nos das celebridades.

Aproveitei para selecionar alguns looks, para todas as idades, espero que sirvam como inspiração.

A minha dica é equilibrar estas peças, que costumam ter um visual mais conservador ou certinho, com outras peças mais contemporâneas e modernas. O que achou, usaria?






Escrito por Felippe Canale
Jornalista e produtor de conteúdo. Veja mais no site eaiconteudo.com.br.