Semana passada vazaram as fotos da nova campanha de cuecas da Calvin Klein, estrelada pelo cantor ex-teen Justin Bieber. Em uma das imagens o também rapper está tocando bateria e outra está posando junto com a modelo Lara Stone (veja aqui).

A Calvin Klein é, talvez, a marca de underwear mais importante na história da moda e a que mais serviu para disseminar a cultura do “elástico aparente”. A história é mais antiga do que se parece: o nome da marca começou a ser estampada nos elásticos ainda em 1947 por uma marca chamada Jockey, que era referência em qualidade da peça. O slogan criado dizia “procure pela marca na faixa”, mas eles jamais poderiam imaginar que década depois a Calvin Klein se utilizaria desse conceito para ganhar notoriedade em suas campanhas que uniram personalidades de diferentes áreas (com corpos sempre sarados) criando desejo de marca ao consumidor. E funcionou.

70115-calvin-klein-ed-flory

A primeira campanha com esse conceito foi em 1986 e colocou o atleta olímpico Tom Hintnaus só de cueca na Times Square. Foi o primeiro atleta a estrelar uma campanha de cuecas e o fato foi tão icônico, que até hoje ele é lembrado pela campanha (dá um google e vê o que aparece).

70115-calvin-klein-Tom-Hintnaus-453x600

Sentindo que a estratégia deu certo, a Calvin Klein não parou. Também foi vanguardista ao escalar para sua campanha de 1992 o primeiro rapper até então, Mark Wahlberg.  Entre as polêmicas, o ator e modelo Joel West foi escolhido em 1995, quando ainda só tinha 17 anos, e causou espanto de alguns, que acusaram a marca de explorar a imagem de um menor de idade. Veja abaixo as campanhas mais icônicas da marca.

70115-calvin-klein-marky-mark-446x600

70115-calvin-klein-garrett-neff

70115-calvin-klein-joel-west

70115-calvin-klein-michael-bergin

70115-calvin-klein-djimon-hounsou-590x501

E agora Justin Bieber. E aí, você acha que o cantor consegue representar bem a marca?

70115-calvin-klein-justin-bieber

Para saber +

Justin Bieber & Lara Stone em ensaio sensual para a Calvin Klein

A evolução da Underwear masculina e sua relação com o homem de hoje






Escrito por Dhyogo Oliveira
Blogueiro e designer de moda. Também escreve no Sem Geração.